Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/3813
Título: O cumprimento da sentença pela intimação da parte: artigo 475-j do cpc
Autor(es): Lima, Isabela Dos Santos
Orientador(es): Porto, Inês
Palavras-chave: EXECUÇÃO;CUMPRIMENTO DE SENTENÇA;ARTIGO 475-J;INTIMAÇÃO
Editor: Instituto Brasiliense de Direito Público
Citação: LIMA, Isabela Dos Santos. O cumprimento da sentença pela intimação da parte: artigo 475-j do cpc. 2022. 76 f. Monografia de especialização (Pós-graduação em Direito Processual Civil) – Instituto Brasiliense de Direito Público, Brasília, 2009.
Resumo: O aumento das demandas judiciais, ao longo dos últimos anos, não foi acompanhado de medidas que preparassem a estrutura judiciária do país para uma prestação jurisdicional satisfatória. A Lei nº. 11.232/05, que faz parte do pacote de Reformas ocorridas no Processo Civil, foi criada com o intuito de simplificar o processo de execução dando maior celeridade. O artigo 475-J tem sido objeto de divergências doutrinárias e jurisprudenciais, desde sua inserção no ordenamento jurídico brasileiro pela Lei nº. 11.232/05, principalmente em relação aos seguintes aspectos: o termo inicial de contagem do prazo para aplicação da multa de dez por cento quando do não cumprimento da sentença no prazo legal; a (des)necessidade de uma nova intimação do devedor para o cumprimento da sentença. Nesse prisma, a proposta deste trabalho foi estudar o artigo 475-J do CPC, analisando como e qual deve ser o procedimento mais adequado a ser adotado no cumprimento da sentença de quantia certa, bem como suas implicações na efetividade do processo e no princípio constitucional do devido processo legal, especialmente da ampla defesa e contraditório.
URI: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/3813
Aparece nas coleções:Outras Especializações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA _ ISABELA DOS SANTOS LIMA_pós graduacao lato senso_2009.pdf335.32 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.