Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/3933
Título: A mediação, conciliação e arbitragem no âmbito da previdência complementar no Brasil
Autor(es): Angoti, Luís Ronaldo Martins
Orientador(es): Jantalia, Fabiano
Palavras-chave: Previdência Complementar;Constituição Federal;Sistema de previdência;Administração pública
Citação: ANGOTI, Luís Ronaldo Martins. A mediação, conciliação e arbitragem no âmbito da previdência complementar no Brasil. 2022. 79 f. Monografia (Especialização em Direito Administrativo). — Instituto Brasiliense de Direito Público, Brasília-DF, 2011.
Resumo: O presente trabalho objetiva examinar a competência da Superintendência Nacional de Previdência Complementar - Previc para promover a solução consensual de conflitos entre entidades fechadas de Previdência Complementar e entre estas e seus participantes, assistidos, patrocinadores ou instituidores. O texto aborda os sistemas de previdência no mundo, o modelo e as estruturas de regulação e supervisão da Previdência Complementar no Brasil, bem como a atuação do Estado na função de regulamentação, autorização e fiscalização do setor. Apresenta as características e princípios legais que regem esse ramo do direito previdenciário e a necessidade de que tais princípios sejam observados nos procedimentos de resolução de conflitos, haja vista a natureza jurídica que envolve a previdência privada. Trata também da legitimidade das partes interessadas em instaurar os métodos consensuais de solução de litígios, das vantagens e desvantagens de sua submissão à autarquia fiscalizadora, bem assim das hipóteses mais comuns de controvérsias no segmento. O estudo examina ainda a utilização dos meios consensuais pela administração pública, em especial o regulamento específico da Previc que regulamenta os procedimentos para o segmento, os quais constituem em um método decisório voluntário, mais rápido e eficiente em relação ao poder judiciário, colocado à disposição das partes.
URI: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/3933
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Administrativo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_LuísRonaldoMartinsAngoti_2011.pdf469.23 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.