Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/1028
Título: A conformação dos poderes republicanos no orçamento público brasileiro: o holograma das contas públicas.
Autor(es): Tiago, Gabriela Cesar Amaral
Orientador(es): Correia Neto, Celso de Barros
Palavras-chave: Orçamento Público, Brasil;Constituição Federal, Brasil;Processo Legislativo;Finanças Públicas;Leis Orçamentárias
Citação: TIAGO, Gabriela Cesar Amaral. A conformação dos poderes republicanos no orçamento público brasileiro: o holograma das contas públicas. Brasília, 2013. 98f – Monografia (Especialização). Instituto Brasiliense de Direito Público.
Resumo: Os pilares constitutivos do sistema orçamentário brasileiro na Constituição de 1988, que têm sua força motriz no Estado social democrático de direito, é analisado, neste trabalho, a partir de suas implicações no contexto legal e político-institucional das finanças públicas, já que a concretização dos mandamentos fundamentais, assim como a própria existência do Poder Público, dependem, invariavelmente, de recursos financeiros. Por isso, são as receitas e despesas públicas, financeiras e orçamentárias, as variáveis eleitas para expor o diálogo entre os Poderes republicanos. Neste contexto, a participação dos Poderes no processo decisório dos orçamentos é trazida para além de seu contexto filosófico, para ser proposto sob uma perspectiva constitucional, política e sociológica.
Descrição: Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Direito Constitucional no curso de Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto Brasiliense de Direito Público- IDP.
URI: https://repositorio.idp.edu.br/123456789/1028
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Constitucional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Gabriela Cesar Amaral Tiago.pdf2.48 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.