Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/1314
Título: O Estado atuante e o fantasma do autoritarismo
Tipo: Artigo publicado em periódico
Autor(es): Zandoná, Roberto Torro
Palavras-chave: Estado Social de Direito;Estado Democrático de Direito;Direitos Sociais;Autoritarismo;Direitos Fundamentais
Data do documento: Mai-2012
Editor: IOB; IDP
Citação: ZANDONÁ, Roberto Torro. O Estado atuante e o fantasma do autoritarismo. Direito Público. Porto Alegre, ano 8,n. 45, p. 92-114, maio/jun. 2012.
Resumo: O presente artigo se debruça sobre a temática dos principais desafios contemporâneos do Estado Social de Direito no Brasil, sendo este desdobramento lógico-jurídico do Estado Democrático de Direito, princípio basilar previsto na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Para tanto, com vistas a confrontar realidade e teoria, foi utilizada análise bibliográfica das doutrinas jurídica, política, histórica e sociológica, nacionais e estrangeiras. Neste sentido, a análise da estrutura constitucional brasileira, da jurisprudência do Tribunal Constitucional e das políticas de implementação dos direitos sociais, todas observadas sob seus aspectos históricos e sociológicos, se faz imprescindível. Constata-se que, entre problemas específicos como saúde, educação e acesso à justiça, prepondera o problema do possível desvio governamental das políticas sociais para o autoritarismo, tão presente no passado político brasileiro. Concluiu-se que o governo autoritário pode encontrar tanto na liberdade como na igualdade argumentos que lho justifiquem; contudo, a solidez e independência das instituições estatais e a sociedade são os fatores determinantes do sucesso ou do fracasso de qualquer empreitada autoritária.
URI: https://repositorio.idp.edu.br/123456789/1314
Aparece nas coleções:Direito Público

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Direito Publico n.452012_ROBERTO TORRO ZANDONÁ.pdf281.73 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons