Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/138
Título: Interesses em jogo na constituição brasileira: o juízo de ponderação na solução do conflito entre publicidade comercial e proteção à saúde.
Autor(es): Saibro, Ana Luiza Fleck
Orientador(es): Branco, Paulo Gustavo Gonet
Palavras-chave: Liberdade de Expressão;Publicidade;Direito Constitucional, Brasil;Princípio da Ponderação;Direito à Saúde
Citação: SAIBRO, Ana Luiza Pleck. Interesses em jogo na constituição brasileira: o juízo da ponderação na solução do conflito entre publicidade comercial e proteção à saúde. Brasília, 2010. 61f. –Monografia (Especialização). - Instituto Brasiliense de Direito Público.
Resumo: O presente trabalho trata do conflito entre dois valores constitucionais: o direito à saúde e o livre exercício da atividade publicitária. A instituição de limites para a publicidade de produtos como o tabaco, o álcool, os medicamentos, os agrotóxicos e as terapias tem sido objeto de polêmica. Alega-se que a “liberdade de expressão comercial” equipara-se à “liberdade de expressão” consagrada pela Constituição Federal e, portanto, tem status de direito fundamental. Assim considerada, a publicidade não admitiria intervenções do Poder Público em nome da proteção do direito à saúde. Nesse espaço questiona-se tal posicionamento, buscando demonstrar que a publicidade é sub-princípio da livre iniciativa econômica e, nessa condição, está sujeita a restrições determinadas pela própria Carta Magna. Com base nessas premissas, aplica-se ao conflito constitucional em tela a técnica da ponderação de interesses e verifica-se sua adequação no caso concreto examinado. Ao final, propõe-se nova leitura do § 4º do art. 220 da Lei Fundamental, de modo a evidenciar que o texto constitucional não só legitima, mas também reclama eventual intervenção legislativa com o propósito de concretizar a proteção dos valores relativos à saúde.
Descrição: Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Direito Constitucional no curso de Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto Brasiliense de Direito Público- IDP.
URI: https://repositorio.idp.edu.br/123456789/138
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Constitucional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Ana Luiza Fleck Saibro.pdf227.92 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.