Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/141
Título: A aplicação do direito do consumidor às instituições financeiras: a constitucionalidade do § 2º do artigo 3º da lei 8.078 frente ao ordenamento jurídico brasileiro.
Autor(es): Mamede, Antônio Augusto
Orientador(es): Silva, Christine Oliveira Peter da
Palavras-chave: Direito do Consumidor;Constitucionalidade;Defesa do Consumidor
Citação: MAMEDE, Antônio Augusto. Aplicação do direito do consumidor às instituições financeiras: a constitucionalidade do § 2° do artigo 3° da lei 8.078 frente ao ordenamento jurídico brasileiro. Brasília, 2008. 56f. –Monografia (Especialização). Instituto Brasiliense de Direito Público.
Resumo: Esta monografia tem o intuito de discorrer acerca das dúvidas que pairam sobre a constitucionalidade ou não do Código de Defesa do Consumidor em relação à sua aplicação frente às instituições financeiras. Tratamos dos fundamentos da legislação consumerista, da natureza dos contratos bancários e dos argumentos pela constitucionalidade e inconstitucionalidade do dispositivo em debate, qual seja, o §2º do art. 3º da Lei nº. 8.078. Embora aparentemente descabido o debate, visto que o Superior Tribunal de Justiça já pacificou entendimento na aplicação do mencionado Código, a discussão deve se ater à problemática do seu entendimento de acordo com a Constituição Federal. Concluímos, por hora, que o mencionado dispositivo deve ter sua interpretação conforme a Constituição, instituto permitido de acordo com a Lei nº. 9.868, aplicando-se no que afetar a relação jurídica consumerista entre a instituição financeira e seus clientes, não interferindo em peculiaridades do Sistema Financeiro Nacional.
Descrição: Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Direito Constitucional no curso de Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto Brasiliense de Direito Público- IDP.
URI: https://repositorio.idp.edu.br/123456789/141
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Constitucional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Antônio Augusto Mamede.pdf212.86 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.