Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/147
Título: A aproximação entre os modelos difuso e concentrado de controle de constitucionalidade no Brasil.
Autor(es): Fernandes, Cleanto De Albuquerque Coelho
Orientador(es): Silva, Christine Oliveira Peter da
Palavras-chave: Controle de Constitucionalidade;Modelos Difuso e Concentrado;Senado Federal;Mutação Constitucional
Citação: FERNANDES, Cleanto De Albuquerque Coelho. A aproximação entre os modelos difuso e concentrado de controle de constitucionalidade no Brasil. Brasília, 2010. 77f. -Monografia (Especialização). Instituto Brasiliense de Direito Público.
Resumo: Esta monografia investigou a aproximação entre os modelos difuso e concentrado de controle de constitucionalidade no Brasil, tendo em conta as principais alterações ocorridas na legislação e na jurisprudência do Supremo Tribunal Federal. Para tanto, foram utilizadas as técnicas bibliográfica e jurisprudencial e o trabalho seguiu a linha dogmático-jurídica. A pesquisa permitiu concluir que, muito embora o processo de aproximação tenha avançado nos últimos anos, ainda não é possível falar em completa equiparação dos efeitos das decisões proferidas pela Suprema Corte em sede incidental e em sede abstrata. Portanto, não ocorreu mutação constitucional do inciso X do artigo 52 da Constituição Federal (dispositivo que trata da suspensão, pelo Senado Federal, da execução de lei declarada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal). Mesmo porque a Constituição Federal outorgou ao Supremo Tribunal Federal mecanismos capazes de atribuir eficácia geral mesmo às decisões proferidas em controle difuso, sem que haja a necessidade de uma delicada decisão institucional, como seria um decreto de mutação constitucional.
Descrição: Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Direito Constitucional no curso de Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto Brasiliense de Direito Público- IDP.
URI: https://repositorio.idp.edu.br/123456789/147
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Constitucional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Cleanto de Albuquerque Coelho Fernandes.pdf506.79 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.