Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/1622
Título: A abstrativização do controle difuso de constitucionalidade: cenário atual do controle difuso de constitucionalidade no direito constitucional brasileiro.
Tipo: Monografia de especialização
Autor(es): Cerqueira, Wanessa Gabrielle Maia
Palavras-chave: Controle de Constitucionalidade, Brasil;Controle de Constitucionalidade Difuso;Controle de Constitucionalidade Abstrato;Súmulas Vinculantes;Repercussão Geral
Data do documento: 6-Fev-2015
Editor: IDP/EDB
Citação: CERQUEIRA, Wanessa Gabrielle Maia. A abstrativização do controle difuso de constitucionalidade : cenário atual do controle difuso de constitucionalidade no direito constitucional brasileiro. Brasília: IDP/EDB, 2014. 54f. -Monografia(Especialização). Instituto Brasiliense de Direito Público.
Resumo: Analisa-se os recentes entendimentos doutrinários e jurisprudenciais a fim de compreender medida é possível afirmar que está ocorrendo a abstrativização do controle de constitucionalidade no Brasil, tendo em vista que tal fenômeno somente ocorre em algumas hipóteses decorrentes de alterações legislativas. Para tanto, serão a Emenda Constitucional nº 45 de 2004 e a Lei nº 9.756 de 1998. Além disso, será estudada a tese da mutação constitucional defendida pelos Ministros Gilmar Mendes e Eros Grau, nos autos da Reclamação nº 4335/AC, bem como a sua compatibilidade com a Constituição Federal. A metodologia de pesquisa será teórico-dogmática, e serão utilizadas fontes bibliográficas, legislativas e jurisprudênciais. A pesquisa conclui, por fim, que há o fenômeno da abstrativização do controle difuso de constitucionalidade no Brasil, mas que somente ocorre quando alterações formais são aprovadas pelo Congresso Nacional, sendo insuficiente decisões tomadas monocraticamente por Ministros do Supremo Tribunal Federal.
Descrição: Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Direito Constitucional no curso de Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto Brasiliense de Direito Público-IDP.
URI: https://repositorio.idp.edu.br/123456789/1622
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Constitucional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Wanessa Gabrielle Maia Cerqueira.pdf3 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.