Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/2008
Título: Direitos fundamentais e o conceito de normas e princípios no debate entre Habermas e Alexy.
Tipo: Monografia de especialização
Autor(es): Casemiro, Danielle Maria
Palavras-chave: Direitos Fundamentais;Argumentação Juridica;Ponderação
Data do documento: 12-Abr-2016
Editor: IDP/ EDB
Citação: CASEMIRO, Danielle Maria. Direitos fundamentais e o conceito de normas e princípios no debate entre Habermas e Alexy. Brasília: IDP/EDB, 2016. 61f. -Monografia(Especialização). Instituto Brasiliense de Direito Público.
Resumo: A presente digressão teórica tem por base a obra de Fernando Ferreira dos Santos e por fim estudar na Teoria Constitucional Brasileira mais especificamente na teoria dos direitos fundamentais, o tema dos princípios, sobretudo a concepção de Robert Alexy, segundo a qual estes seriam mandados de otimização e, portanto, passíveis de ponderação. Embora se anote das críticas formuladas por Jürgen Habermas, nem sempre se apercebe, no entanto, que estas censuras ocorrem dentro da teoria discursiva do Direito, que é, de um lado, uma sistematização e reinterpretação da teoria do discurso prático habermasiana e, por outro lado, uma extensão dessa tese para o campo específico do Direito. Neste sentido, as admoestações habermasianas à visão de Robert Alexy hão de ser entendidas não apenas quanto ao conceito de princípios, e sua vinculação aos valores, mas, essencialmente, referentes à própria concepção da teoria discursiva do Direito e, dentro dela, à caracterização dos direitos fundamentais e o papel destes no Estado Democrático do Direito. Daí a profunda divergência entre os dois quanto à adequada função, e lugar, da jurisdição constitucional em uma democracia. Em tempos de questionamentos como ativismo judicial ou apelo ao legislador, o presente trabalho oferece subsídios relevantes para a compreensão do atual momento do Direito Constitucional Brasileiro.
Descrição: Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Direito Constitucional no curso de Pós- Graduação Lato Sensu do Instituto Brasiliense de Direito Público- IDP.
URI: https://repositorio.idp.edu.br/123456789/2008
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Constitucional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Danielle Maria Pantoja Casemiro.pdf377.66 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.