Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/2043
Título: A jornada de trabalho na atividade bancária: uma análise histórico-evolutiva.
Tipo: Monografia de especialização
Autor(es): Carvalho, Marina Coelho
Palavras-chave: Jornada de Trabalho, Bancário;Condições de Trabalho, Bancário;Direito do Trabalho, Bancário
Data do documento: 9-Jun-2016
Editor: IDP/ EDB
Citação: CARVALHO, Marina Coelho. A jornada de trabalho na atividade bancária: uma análise histórico-evolutiva Brasília: IDP/EDB, 2016. 48f. Monografia (Especialização). Instituto Brasiliense de Direito Público.
Resumo: O presente trabalho visa a demonstração da possibilidade de aplicação do método de interpretação histórico-evolutivo ao art. 224 da CLT, com o intuito de adequar a jornada de trabalho especial do bancário ao atual contexto histórico, social e econômico. O regime especial dos bancários foi criado em um contexto histórico bastante diverso do cenário atual, em razão da necessidade de proteção à saúde física e mental desses trabalhadores que, à época, estavam submetidos a condições e meios de trabalho mais precários do que os trabalhadores comuns, justificando o seu tratamento diferenciado. Hoje, os bancários desfrutam de melhores condições de trabalho e, com a automação dos serviços bancários, muitos não mais estão ligados às atividades tipicamente bancárias. Assim, necessário se faz a adequação da norma, de modo a acompanhar as evoluções das relações de trabalho bancária
Descrição: Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho no curso de Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP.
URI: https://repositorio.idp.edu.br/123456789/2043
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Constitucional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Marina Coelho carvalho.pdf592.25 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.