Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/2193
Título: Trabalho decente: direito fundamental e vetor para a efetivação da dignidade do trabalhador.
Autor(es): Teixeira, Renato Antunes
Palavras-chave: Direitos Fundamentais, Trabalho;Dignidade da Pessoa Humana;Direitos Humanos;Escravidão;Trabalho Escravo
Editor: IDP/EDB
Citação: TEIXEIRA, Renato Antunes. Trabalho decente: direito fundamental e vetor para a efetivação da dignidade do trabalhador. Brasília: IDP/EDB, 2016. 50f. - Monografia (Especialização). Instituto Brasiliense de Direito Público.
Resumo: A presente monografia tem como objetivo analisar o direito fundamental ao trabalho decente à luz da Constituição da República Federativa Brasileira de 1988 e das convenções da Organização Internacional do Trabalho (OIT). O estudo foi realizado abordando o trabalho em condições análogas à de escravo, o trabalho forçado e o trabalho degradante. Foi abordada, ainda, a normatização da Organização Internacional do Trabalho (OIT) atinente ao trabalho forçado. Por fim, foi analisado o direito fundamental ao trabalho decente à luz da Constituição Federal de 1988 e sob a perspectiva dos direitos humanos. Tudo com o objetivo de concluir que o trabalho decente faz parte dos direitos fundamentais do ser humano e protegido pelo nosso ordenamento, ainda que, por outro lado, estejamos longe de atingir a máxima efetividade do mandamento constitucional protetor da dignidade do homemtrabalhador. Somente o combate efetivo ao trabalho em condições análogas à de escravo, do trabalho forçado e do trabalho degradante poderá efetivar o princípio dignidade da pessoa humana (homem-trabalhador).
Descrição: Monografia apresentada como requisito à obtenção do título de Especialista em Direito Constitucional, do curso de Pós-Graduação Lato Sensu, do Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP.
URI: http://dspace.idp.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2193
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Constitucional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Renato Antunes Teixeira.pdf323.32 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.