Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/2421
Título: O alcance do direito ao esquecimento na internet: a viabilidade de supressão de resultados dos provedores de busca
Autor(es): Barbosa, Henrique Batista
Orientador(es): Ximenes, Júlia Maurmann
Palavras-chave: Direito ao Esquecimento;Provedores de busca - aspectos jurídicos;Supressão de resultados - internet
Editor: IDP/ EDAP
Citação: BARBOSA, Henrique Batista. O alcance do direito ao esquecimento na internet: a viabilidade de supressão de resultados dos provedores de busca. Profa. Dra. Júlia Maurmann Ximenes. Brasília: IDP, 2017. 31 f. Artigo (Graduação em Direito). Instituto Brasiliense de Direito Público. 2017.
Resumo: Trata o presente artigo do direito ao esquecimento enquanto direito da personalidade relativo ao controle de dados pessoais na Internet, expostos ou não ao público, com enfoque especial à eventual responsabilidade dos motores de busca, tais como Google, Yahoo, Bing etc. No decorrer do texto, traz-se definições do direito, sua origem, como tem sido aplicado no Brasil e, por fim, responde-se a questão sobre seu alcance, se aplicável apenas a provedores de conteúdo ou extensível a motores de busca na web. Para tanto, utiliza-se entendimento exemplificativo do Superior Tribunal de Justiça sobre o tema, em contraponto com alguns julgados de outros países, em especial o caso Google-Costeja, analisado pelo Tribunal de Justiça da União Europeia, levando-se em consideração argumentos como a neutralidade e passividade do buscador. Além disso, faz-se breve explicação sobre o funcionamento dos web search engines e por que podem ser responsabilizados.
URI: http://dspace.idp.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2421
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_Henrique Batista Barbosa_2017.pdf439.73 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.