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Título: Formação inicial do professor: um estudo de caso a partir dos cursos de licenciatura em matemática do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR
Tipo: Dissertação
Autor(es): Meneguin, Fernando Boarato
Vieira, Weder Matias
Palavras-chave: PARFOR;Professores leigos em exercício;Formação de professores;Políticas educacionais;Plano Nacional de Educação (PNE);Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE)
Data do documento: 2019
Editor: IDP/EDAB
Citação: VIEIRA, Weder Matias. Formação inicial do professor: um estudo de caso a partir dos cursos de licenciatura em matemática do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR. 2019. 71 f. Dissertação (Mestrado em Administração Pública). Instituto Brasiliense de Direito Público, Brasília, 2019.
Resumo: Historicamente, as regiões Norte e Nordeste são as mais afetadas pelas desigualdades sociais, cujos reflexos estão presentes também no campo educacional, quando se trata de professores leigos em exercício. Com base nisso, esta dissertação elegeu estudar o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) e seus desdobramentos no estado do Pará, onde há elevados índices de professores sem formação específica na área de atuação. Para isso, investigou contribuições e limites desse Plano para a formação de professores de matemática. Trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória, realizada a partir da pesquisa documental de textos oficiais e de campo com a realização de entrevistas semiestruturadas realizadas com gestores e governadores do PARFOR e da aplicação de questionário aos professores estudantes que participaram do curso de matemática durante o período investigado (2009-2015). A pesquisa revelou que os fatores de permanência no curso de matemática estão relacionados ao perfil do cursista e ao desenho da estrutura do curso. Além disso, pode-se considerar o programa exitoso no estado do Pará, uma vez que além de ter formado um grupo considerável de professores leigos, esses sujeitos, após a formação, também encerraram tendo uma avaliação positiva sobre o curso.
Historically, the North and Northeast regions are most affected by social inequalities, whose repercussions are also present in the educational field when it comes to lay teachers in practice. Based on this, this dissertation chose to study the National Plan for the Formation of Basic Education Teachers (PARFOR) and its developments in the state of Pará, where there are high rates of teachers without specific academic study in the area of activity. For this, this dissertation investigated the contributions and limits of this Plan for the training of mathematics teachers. This is a descriptive and exploratory research, based on the documental research of official texts and of field with the condcting of semi-structured interviews with PARFOR managers and governors and of the application of a questionnaire to the teachers-students who participated in the mathematics course during the investigation period (2009-2015). The research revealed that the permanence factors in the course of mathematics are related to the profile of the student and the design of the structure of the course. In addition, one can consider the successful program in the state of Pará, since in addition to having formed a considerable group of lay teachers, these teachers ended the course having a positive evaluation about it.
URI: http://dspace.idp.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2578
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