Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/2693
Título: Uma análise do desempenho, dos limites e dos desafios do Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE no desenvolvimento da agricultura familiar no município de Palmeiras de Goiás-GO
Autor(es): Freitas, Samuel Marques de
Orientador(es): Paiva, Luís Henrique da Silva de
Palavras-chave: Alimentação escolar;Merenda escolar;PNAE;Desenvolvimento rural;Agronegócio;Agricultura familiar;Compra institucional;Mercado institucional;Lei 11.947/2009
Editor: IDP/EDAB
Citação: FREITAS, Samuel Marques de. Uma análise do desempenho, dos limites e dos desafios do Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE no desenvolvimento da agricultura familiar no município de Palmeiras de Goiás-GO. 2020. 69 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) -Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Brasília, 2020.
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar a conexão entre o Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE e os fornecedores beneficiados pela preferência de contratação estabelecida pela Lei 11.947/2009, que determina que no mínimo 30% do valor repassado pelo FNDE para a alimentação escolar deverão ser utilizados na aquisição de produtos da agricultura familiar. Pretende-se analisar o Programa no munícipio de Palmeiras de Goiás-GO, no período de 2015 a 2018, conhecendo o desempenho, os limites e os desafios dessa conexão para que o objetivo do Programa seja alcançado, que é permitir que estudantes da rede pública de ensino e entidades filantrópicas e conveniadas com o poder público recebam uma alimentação de qualidade, ao mesmo tempo em que possibilita a geração de emprego e melhoria da renda, promovendo o desenvolvimento de agricultores familiares do município. A abordagem adotada foi a qualitativa, com coleta de dados por meio de entrevistas, utilizando roteiros semiestruturados, com a gestão do Programa e com agricultores familiares do assentamento Canudos, localizado no município de Palmeiras de Goiás-GO. Parte das famílias entrevistadas corroborou a hipótese de que o PNAE teria contribuído para o seu desenvolvimento – relato observado em cinco das sete famílias entrevistadas. Outras duas avaliaram o Programa com uma complementação de renda, com menor impacto em sua vida. A dificuldade em comercializar a produção continua sendo um fator desmotivador, principalmente para a produção de hortaliças, que possui intensiva necessidade de mão de obra para sua produção, alta perecibilidade e baixo valor comercial, levando as famílias a desistirem da produção dessa categoria de alimentos, preferindo dedicar-se a produtos com venda garantida, como o leite.
URI: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/2693
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Administração Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao Samuel Marques de Freitas - FINAL.pdf988.16 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.