Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/2708
Título: Influência da adoção de mecanismos e práticas de governança de pessoas no alinhamento estratégico dos processos e práticas da gestão de pessoas em seis organizações públicas
Autor(es): Borges, Tainara dos Santos
Orientador(es): Côrtes, Felipe Guimarães
Palavras-chave: Governança;Gestão de pessoas;Governança de pessoas;Gestão estratégica de pessoas;Administração pública
Editor: IDP/EAB
Citação: BORGES, Tainara Dos Santos. Influência da adoção de mecanismos e práticas de governança de pessoas no alinhamento estratégico dos processos e práticas da gestão de pessoas em seis organizações públicas. 2019. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração Pública) - Instituto Brasiliense de Direito Público, Brasília, 2019.
Resumo: Os estudiosos de governança de pessoas afirmam que a gestão de pessoas se torna um fator considerável para as estratégias organizacionais. Mas não se tem, na atual conjuntura, dados e informações adequadas de gestão de pessoas para que as boas práticas de governança estejam sendo disseminadas adequadamente para o setor público. Com base nisso, o estudo teve o intuito de entender como as práticas e mecanismos de governança de pessoas auxiliam seis organizações públicas brasileiras a alinharem a gestão de pessoas aos objetivos organizacionais. O método de pesquisa foi o estudo de casos múltiplos, de natureza descritiva. Utilizou-se uma abordagem qualitativa, com uma coleta de dados realizada por meio de instrumento de roteiro semiestruturado de entrevista e uma análise de conteúdo pós-categórica. Tais resultados demonstraram os eixos temáticos da governança de pessoas, que vão desde percepções do significado, das iniciativas, do planejamento, das influências e do perfil da temática nas organizações estudadas. Verificando-se que a governança de pessoas está auxiliando as organizações, de forma incremental, a obterem maior alinhamento estratégico dos processos e práticas de gestão de pessoas. A pesquisa contribuiu para melhor compreensão da temática, que ainda se encontra em consolidação acadêmica, tendo como proposta de agenda de pesquisa a realização de estudos sobre como se propicia a relação da governança de pessoas com a gestão estratégica de pessoas nas organizações da administração pública federal.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos à obtenção do título de Bacharel em Administração Pública do Instituto Brasiliense de Direito Público – IDP.
URI: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/2708
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TAINARA DOS SANTOS BORGES.pdf1.27 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.