Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/2713
Título: Avaliação de desempenho dos servidores do Senado Federal: instrumentos, retroação e efeitos
Autor(es): Neitzel, Ana Carolina Gonçalves
Orientador(es): Côrtes, Felipe Guimarães
Palavras-chave: Avaliação de desempenho;Senado Federal
Editor: IDP/EAB
Citação: NEITZEL, Ana Carolina Gonçalves .Avaliação de desempenho dos servidores do Senado Federal: instrumentos, retroação e efeitos. 2019. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração Pública) - Instituto Brasiliense de Direito Público, Brasília, 2019.
Resumo: A temática avaliação de desempenho no setor público surgiu a partir das mudanças legislativas, bem como as mudanças administrativas de um Estado burocrático para um Estado gerencial. No contexto do poder Legislativo, o Senado Federal, buscando adaptar-se à nova realidade, publicou a Resolução nº69 de 2012, que definiu os critérios e procedimentos da avaliação desempenho, entretanto tal normativo estabelecia a necessidade de um ato para determinar o período de aplicação, o que foi atendido pelo Ato da Comissão diretora nº19 de 2019, porém logo após foi revogado, e desde então não foi publicado nenhum outro ato, impossibilitando uma avaliação de desempenho sistemática na instituição. Assim, a pesquisa trata sobre a avaliação de desempenho dos servidores do senado federal: instrumentos, retroação e efeitos. Logo, o problema de pesquisa refere-se ao processo de avaliação do desempenho dos servidores, bem como às percepções e consequências do uso do feedback no desempenho deles, com o objetivo de descrever o processo de avaliação de desempenho realizada pelos gestores no Senado Federal - SF. Assim, a pesquisa foi desenvolvida por meio de estudo de caso de natureza descritiva e abordagem qualitativa, sendo que a coleta de dados teve como instrumento um roteiro semiestruturado de entrevistas, no qual foram realizadas quatorze entrevistas, em sete unidades administrativas do SF, desse modo a análise de dados ocorreu por meio da análise de conteúdo. Os resultados advindos da pesquisa retrataram que o processo de avaliação desempenho ocorre por meio de uma Ficha de avaliação, cujo objetivo principal é progressão na carreira, e que o processo informal acontece por meio do feedback, e que esse tem sido utilizado de forma eficaz. A presente pesquisa e seus resultados poderão servir como base para futuras pesquisas sobre a mesma temática, além de servir como insumo para elaboração de uma avaliação de desempenho eficiente na instituição pesquisada.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos à obtenção do título de Bacharel em Administração Pública do Instituto Brasiliense de Direito Público – IDP.
URI: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/2713
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA CAROLINA GONÇALVES NEITZEL.pdf591.46 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.