Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/2714
Título: Conflito de gerações no Senado federal: confirmação, causas, consequências e gestão
Autor(es): Bernardes, Naisa Maria da Silva
Orientador(es): Côrtes, Felipe Guimarães
Palavras-chave: Conflito de geração;Senado federal;Valores;Consequências
Editor: IDP/EAB
Citação: BERNARDES, Naisa Maria da Silva. Conflito de gerações no Senado federal: confirmação, causas, consequências e gestão. 2019. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração Pública) - Instituto Brasiliense de Direito Público, Brasília, 2019.
Resumo: A temática diversidade pode ser entendida como a coexistência de variados pontos de vistas em um determinado ambiente. Parte dessa diversidade ocorre pelas diferenças nas gerações dos indivíduos que compõem cada grupo de trabalho, afinal a diferença entre as gerações e suas características são potenciais geradoras de conflitos organizacionais, pois os valores, as crenças, a ética de trabalho, os motivos para permanecer no emprego atual, as metas e os desejos profissionais de cada indivíduo influenciam a estrutura da organização e as características sociais. Portanto, o objetivo geral da pesquisa é descrever as possíveis relações e dinâmicas entre gerações e conflitos Senado Federal. Dessa forma, os objetivos específicos da pesquisa são: verificar se realmente existem conflitos de gerações no Senado Federal; identificar possíveis percepções de fontes ensejadoras para a ocorrência ou não desses conflitos; mapear percepção de iniciativas para evitar ou minimizar a ocorrência desses conflitos; e mapear a consequências dos conflitos de gerações. O método de pesquisa utilizado foi o de pesquisa de campo, a natureza da pesquisa foi descritiva, a abordagem qualitativa, a amostragem não probabilística e a análise de dados foi feita por meio da análise de conteúdo. Contudo, os conflitos de geração nos setores do Senado Federal que os participantes atuam foram identificados como uma das possíveis fontes de conflitos, resultando de forma positiva e negativa na Casa, entretanto a gestão desta organização já atua com ações para minimizar ou evitar, através da mediação e treinamento desses conflitos entre os servidores efetivos da Casa. Relativamente às limitações deste trabalho, vale ressaltar que o fato de ser um estudo de campo realizado em uma única organização, limitando a aplicabilidade dos resultados para outros órgãos públicos. Outra limitação foi em relação as pesquisas, como o horário e o engessamento dos servidores em fornecer informações. Sugere-se que pesquisas futuras realizem o estudo não apenas no Senado Federal, mas também na Câmara dos Deputados, objetivando analisar o âmbito do legislativo federal com maior número amostral de servidores efetivos das duas Casas Legislativas.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos à obtenção do título de Bacharel em Administração Pública do Instituto Brasiliense de Direito Público – IDP.
URI: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/2714
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Naisa Maria da Silva Bernardes.pdf514.29 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.