Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/2723
Título: A participação social na política pública da assistência social
Autor(es): Silva, Ana Carolina Almeida
Orientador(es): Almeida, Juan de Assis
Patriota, Izabela Walderez Dutra
Palavras-chave: Participação social;Conselhos;Política públicas;Representação política;Política de assistência social;Sociedade civil
Editor: IDP/EDAB
Citação: SILVA, Ana Carolina Almeida. A participação social na política pública da assistência social. 2019. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração Pública) - Instituto Brasiliense de Direito Público, Brasília, 2019.
Resumo: Este trabalho tem como estudar a forma de participação social na assistencial social. Para isso, aborda-se como a participação social foi garantida nas políticas públicas brasileiras e especificamente na Assistência Social nas últimas três décadas, após a Constituição Federal de 1988, trazendo o debate teórico envolto desta temática. O estudo empírico aqui realizado tem como base dados secundários do CENSO SUAS 2017, a partir de informações prestadas pelos Conselhos de Assistência Social. Realizou-se um levantamento da composição dos Conselhos Municipais de Assistência Social, verificando a representatividade da sociedade civil e correlacionando com as informações de atualização das normativas dos Conselhos, a partir do marco normativo da NOBSUAS 2012, a fim de verificar se houve o caráter indutor das normas para efetivação da representatividade da sociedade civil nos Conselhos de Assistência Social.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos à obtenção do título de Bacharel em Administração Pública do Instituto Brasiliense de Direito Público – IDP.
URI: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/2723
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ana Carolina Almeida Silva.pdf330.71 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.