Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/275
Título: As parcerias público-privadas no sistema penitenciário brasileiro
Autor(es): Moura, Viviane Braga de
Orientador(es): Silva, Márcio Evangelista Ferreira da
Palavras-chave: Parceria Público-Privada;Sistema Penitenciário-Brasil
Citação: MOURA, Viviane Braga de. As parceirias público-privadas do sistema penitenciário brasilieiro. Brasília, 2012. 43f. Monografia (Especialização). - Instituto Brasiliense de Direito Público, Brasília, 2011.
Resumo: Este trabalho trata da implementação de parcerias entre o Estado e a iniciativa privada na administração de sistemas prisionais. A questão do sistema prisional brasileiro, que é desestruturado, ineficiente, descumpridor das leis e garantias fundamentais dos presos e encontra-se falido e quase sem perspectivas de melhorias, insta a implantar urgentemente esse novo modelo, pois os presos hoje têm quase nenhuma ressocialização e pior, aprendem mais sobre o crime dentro das prisões do que fora delas. Há hoje no Brasil (segundo os dados do Depen atualizado em junho de 2010), 494.237 presos no país, sendo que há apenas 299.587 vagas nos presídios. São 258,11 presos para cada 100.000 habitantes. Os resultados das experiências de co-gestão dos presídios em alguns Estados brasileiros se mostraram positivos, pois aumentam o número de vagas oferecidas, sem descuidar também das garantias constitucionais dos presos. Esse modelo de co-gestão, terceirizando alguns serviços nos presídios, nos mostra que é perfeitamente possível oferecer ao preso condições dignas para cumprir a pena, e assim alcançar a ressocialização.
Descrição: Monografia apresentada como requisito parcial à obtenção do título de Especialista em Direito Penal e Processual Penal, no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto Brasiliense de Direito Público – IDP
URI: https://repositorio.idp.edu.br/123456789/275
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Constitucional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Viviane Braga de Moura.pdf628.55 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.