Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/2760
Título: Reposicionando a gestão administrativa de uma estatal federal em uma consultoria interna de gestão de alto desempenho: o “fim” da chamada “área meio” – um estudo de caso. 2020
Tipo: Dissertação
Autor(es): Martins, Humberto Falcão
Malta, Maurício Pereira
Palavras-chave: Governança pública;Qualidade de vida no ambiente de trabalho;Narrativa analítica;Gestão;Alto desempenho
Data do documento: 2020
Editor: IDP/EAB
Citação: MALTA, Maurício Pereira. Reposicionando a gestão administrativa de uma estatal federal em uma consultoria interna de gestão de alto desempenho: o “fim” da chamada “área meio” – um estudo de caso. 2020. 129 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) - Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa , Brasília, 2020.
Resumo: Esta dissertação tem como fio condutor a seguinte questão desafiadora: como reposicionar uma gestão administrativa institucionalmente firmada num modelo histórico/burocrático de apenas controle para uma inversão dos valores da ordem burocrática, com uma postura que motive seus colaboradores a se tornarem parte relevante do sucesso e das entregas finalísticas da instituição pública a que pertencem? Para responder a esta pergunta, a narrativa analítica aqui empreendida tomou como base o reposicionamento da gestão administrativa de uma estatal federal em uma consultoria interna de gestão de alto desempenho buscando o "fim" da chamada "área meio". Para embasar o estudo, realizou-se exaustiva revisão de literatura referente a trabalhos acadêmicos e técnicos sobre temas como Governança Pública Contemporânea, Qualidade de Vida no Ambiente de Trabalho e Alto Desempenho, Motivação e Engajamento, entre outros. Tratamos do passo a passo do caminho percorrido na busca dos resultados transformacionais alcançados com o envolvimento de todos os colaboradores da Diretoria de Gestão no modelo proposto. Consideramos a visão e crença de que o fator humano é o fundamento de qualquer desempenho e de processos de melhorias. Como resultado das novidades empreendidas, a empresa em questão tornou-se modelo para outras instituições, com a implementação de uma nova identidade e modelo de gestão pública capaz de unir ambiente de trabalho adequado, QVT, pertencimento, desenvolvimento, alto desempenho e geração de valor no serviço público. Nesse cenário, esta dissertação teve como foco mostrar como a diretoria de uma estatal pode estabelecer, implementar e construir um modelo bem-sucedido de gestão para resultados aliados a uma governança moderna e relevante, ancorada em premissas consagradas da gestão pública, tais como eficiência administrativa, controle, alto desempenho, pertencimento e compartilhamento de responsabilidades, mesmo entendendo-se as limitações do agente público na execução de suas obrigações funcionais.
URI: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/2760
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_ MAURICIO PEREIRA MALTA _MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA_2020.pdf5.31 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.