Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/2774
Título: Mulheres são mais avessas ao risco em investimentos? Uma análise da relevância do gênero na tomada de riscos financeiros no brasil
Tipo: Dissertação
Autor(es): Costa Filho, Adonias Evaristo da
de Sá, Rachel Borges Pereira Cyrino
Palavras-chave: Aversão ao risco;Investimentos femininos;Planejamento financeiro
Data do documento: 2020
Editor: IDP/EAB
Citação: DE SÁ, Rachel Borges Pereira Cyrino. Mulheres são mais avessas ao risco em investimentos? Uma análise da relevância do gênero na tomada de riscos financeiros no brasil. 2020. 40 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Economia) - Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Brasília, 2020.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo identificar se mulheres apresentam maior aversão ao risco em investimentos, quando comparado aos homens. O estudo utilizou regressões lineares múltiplas, usando como proxy de risco a volatilidade observada em carteiras reais de investimentos, e controlando a variável gênero por outras variáveis socioeconômicas, como idade, estado civil, domicílio e patrimônio declarado. Os resultados encontrados indicam que o gênero é altamente relevante para o nível de volatilidade de portfólios de investimento, gerando resultados estatisticamente significantes para todos os testes realizados. Deste modo, o presente estudo corrobora a literatura existente ao encontrar que mulheres tendem a apresentar maior aversão ao risco em investimentos, agregando dados empíricos ao campo da análise de finanças femininas.
URI: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/2774
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação _RACHEL BORGES PEREIRA CYRINO DE SÁ _MESTRADO EM ECONOMIA_2020.pdf1.05 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.