Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/2775
Título: As Pegadas da religião na execução orçamentária: acomodação de políticas públicas de cunho religioso no Distrito Federal
Autor(es): Silva, Welbio Coelho
Orientador(es): Palotti, Pedro Lucas de Moura
Palavras-chave: Políticas públicas de cunho cultural;Eventos de natureza religiosa;Patrocínio financeiro do estado;Distribuição proporcional do orçamento público;Relações entre estado e igreja;Política e religião;Governo do Distrito Federal
Editor: IDP/EAB
Citação: SILVA, Welbio Coelho. As Pegadas da religião na execução orçamentária: acomodação de políticas públicas de cunho religioso no Distrito Federal. 2020. 97 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Mestrado Profissional em Administração Pública) – Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Brasília, 2020.
Resumo: Este trabalho trata de políticas públicas de cunho cultural com foco nas religiões. Serão estudados os patrocínios financeiros que o Estado dá a eventos de natureza religiosa, embora isso aparentemente contrarie o princípio da laicidade estatal. O trabalho faz um apanhado histórico e teórico com objetivo de contextualização, mas seu foco é a análise específica da execução orçamentária do Governo do Distrito Federal durante os anos 2014 a 2019, procurando entender como são distribuídos os recursos entre as principais religiões e se isso ocorre com observância dos princípios constitucionais aplicáveis, como a laicidade, imparcialidade, impessoalidade, moralidade, proporcionalidade etc. Por fim, também são apresentados, por amostragem, debates quando da análise de processos de competência do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) e do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), a fim de observar quais os principais problemas teóricos e práticos advindos desse relacionamento entre Estado e Igreja, entre política e religião.
URI: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/2775
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Direito Constitucional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação _WELBIO COELHO SILVA _MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA_2020.pdf1.33 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.