Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/2783
Título: Sistema brasileiro de precedentes: uma análise do efeito vinculante dos precedentes sob o ponto de vista da cultura da litigância no âmbito do Superior Tribunal de Justiça
Autor(es): Lima, Carolina Silva
Orientador(es): Reis, Daniel Gustavo Falcão Pimentel dos
Palavras-chave: Precedente;Efeito vinculante;Superior Tribunal de Justiça;Cultura da litigância;Código de Processo Civil
Editor: IDP/EAB
Citação: LIMA, Carolina Silva. Sistema brasileiro de precedentes: uma análise do efeito vinculante dos precedentes sob o ponto de vista da cultura da litigância no âmbito do Superior Tribunal de Justiça. 2020. 43 f. Artigo (Graduação em Direito) – Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Brasília, 2020.
Resumo: O objetivo deste estudo consiste em analisar se a vinculatividade de certos precedentes judiciais prevista no Código de Processo Civil de 2015 é instrumento viável para combater o número excessivo de recursos que chegam ao Superior Tribunal de Justiça. Para tanto, pesquisou-se acerca do histórico e da missão constitucional do Superior Tribunal de Justiça, realizou-se revisão bibliográfica acerca dos sistemas legais comparados e sua aplicação no sistema legal brasileiro e examinou-se a legislação pertinente, bem como relatórios estatísticos de produtividade do Poder Judiciário a fim de se realizar uma análise quantitativa da atuação do Superior Tribunal de Justiça, comparando-se os anos de 2015 e 2019. Constatou-se que o sistema de precedentes do Novo CPC, principalmente por meio do rito dos recursos repetitivos, contribui para diminuir o número de recursos especiais julgados pelo STJ e para a segurança jurídica, mas não impede a interposição desses recursos nem diminui a quantidade de questões federais a serem analisadas, represando os recursos na origem até o julgamento das questões pelo STJ, o que influencia negativamente na celeridade dos julgamentos e sobrecarrega as instâncias ordinárias, apresentando-se tão somente como uma solução paliativa para o excesso de litigiosidade.
URI: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/2783
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC _CAROLINA SILVA LIMA _DIREITO_2020.pdf401.57 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.