Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/2920
Título: A função constitucional do Superior Tribunal de Justiça e a necessidade de readequação da técnica de julgamento do recurso especial
Tipo: Dissertação
Autor(es): Quintas, Fábio Lima
Carvalho, Fernando Gaião Torreão de
Palavras-chave: Constituição Federal;Superior Tribunal de Justiça;Recurso especial;Código de Processo Civil;Técnicas de julgamento;Juízo de admissibilidade;Juízo de mérito
Data do documento: Fev-2021
Editor: IDP/EAB
Citação: CARVALHO, Fernando Gaião Torreão de. A função constitucional do Superior Tribunal de Justiça e a necessidade de readequação da técnica de julgamento do recurso especial. 2019. 115 f. Dissertação (Mestrado em Direito Constitucional) – Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Brasília, 2021.
Resumo: O presente trabalho se propõe a examinar se as técnicas de julgamento adotadas pelo Superior Tribunal de Justiça nos julgamentos dos recursos especiais são compatíveis com suas finalidades institucionais definidas pela Constituição Federal. Para tanto, se realizou um exame do Superior Tribunal de Justiça no papel de um Tribunal superior, a origem da jurisdição do Superior Tribunal de Justiça e do recurso especial, seus antecedentes históricos, bem como uma análise das funções institucionais do Superior Tribunal de Justiça. Num segundo momento, analisou-se o aparato processual colocado à disposição do Superior Tribunal de Justiça e como o Superior Tribunal de Justiça, desde a sua criação, tem compatibilizado, por meio do exercício da sua atividade jurisdicional, as ferramentas processuais e suas técnicas de julgamento. Com isso, divide-se o exame em dois momentos: antes e depois das mudanças legislativas que incrementaram estruturalmente o aparato processual – notadamente a Emenda Constitucional 45/2004 e o Código de Processo Civil de 2015. Finaliza-se, pois, o trabalho com a análise do cerne do problema pesquisado: em que medida o Superior Tribunal de Justiça tem cumprido sua função constitucional, sua missão institucional, a partir das ferramentas processuais colocadas à sua disposição, questionandose, primeiramente, o que o Superior Tribunal de Justiça deve ser como tribunal superior e, em seguida, fazendo-se um balanço, a partir das considerações anteriores, de como devem ser julgados os recursos especiais hoje (investigando-se se há ocorrências positivas ou negativas que impeçam a plena investidura da corte em sua função).
URI: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/2920
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Direito Constitucional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_ FERNANDO GAIÃO TORREÃO DE CARVALHO_MESTRADO EM DIREITO_2019.pdf722.07 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.