Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/3063
Título: Avaliação de impacto da mudança no controle de atos de concentração pelo CADE: uma abordagem por controle sintético
Tipo: Dissertação
Autor(es): Monastério, Leonardo Monteiro
Fernandes, Diego dos Santos
Palavras-chave: Controle sintético;Atos de concentração;Fusões e aquisições
Data do documento: 2021
Citação: FERNANDES, Diego dos Santos. Avaliação de impacto da mudança no controle de atos de concentração pelo CADE: uma abordagem por controle sintético. 2020. 39 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Economia) – Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Brasília, 2021.
Resumo: O Conselho Administrativo de Defesa Econômica – Cade, até o ano de 2011, analisava as fusões e aquisições de forma a posteriori. Após a ocorrência dos atos de concentração, o Cade se pronunciava sobre a aprovação ou não das mesmas. Isso gerava insegurança jurídica nas empresas quanto ao interesse de realizarem operações de fusões e aquisições no Brasil. No mesmo ano de 2011, houve uma mudança regulatória e, a partir de então, tais atos passaram a ser examinados pelo órgão de forma ex-ante, antes de serem efetuados. Qual o efeito dessa mudança regulatória no número de fusões e aquisições internacionais? O artigo busca responder a essa questão utilizando a técnica de Controle Sintético (ABADIE, 2010). A partir das trajetórias anteriores de um grupo de países selecionados, cria-se um Brasil sintético, sem a mudança regulatória em questão. Os resultados sugerem que essa mudança foi responsável por mais de 740 novas fusões e aquisições internacionais em sete anos. Testes de robustez e regressões diferenças-em-diferenças corroboram a evidência causal anterior.
URI: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/3063
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_ DIEGO DOS SANTOS FERNANDES_MESTRADO EM ECONOMIA_2020.pdf869.16 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.