Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/344
Título: O Princípio da fugibilidade recursal: a questão do prazo.
Autor(es): Tajra, Thiago Frederico Chaves
Palavras-chave: Processo Civil;Teoria Geral dos Recursos;Princípio da Fungibilidade Recursal
Citação: TAJRA, Thiago Frederico Chaves. O Princípio da fungibilidade recursal: a questão do prazo. Brasília, 2009. 70f. –Monografia (Especialização). Instituto Brasiliense de Direito Público.
Resumo: A presente monografia trata do princípio da fungibilidade recursal no processo civil, previsto no art. 810 do Código de Processo Civil de 1939. Apesar de não ter sido repetido pelo atual Código, a fungibilidade recursal subsiste no atual sistema dos recursos, não mais como norma expressa, mas como princípio. O ponto de maior discussão sobre este tema é a questão de qual prazo o recurso deve ser interposto: se no prazo do recurso considerado correto ou no prazo do recurso que foi efetivamente interposto. Este é o enfoque deste trabalho monográfico, no qual serão analisados argumentos visando demonstrar que para o princípio da fungibilidade atingir seu principal objetivo, que é o de preservar o direito do recorrente em face das imperfeições do sistema recursal, deve prevalecer o prazo do recurso que foi efetivamente interposto.
Descrição: Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Direito Processual Civil no curso de Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto Brasiliense de Direito Público- IDP.
URI: https://repositorio.idp.edu.br/123456789/344
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Constitucional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Thiago Frederico Chaves Tajra.pdf306.87 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.