Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/3504
Título: (Re) Análise do princípio da igualdade: um novo olhar a partir das obras Clara dos Anjos e o Quarto de despejo: diário de uma favelada
Tipo: Monografia de graduação
Autor(es): Garcia, Luciana Silva
Araújo, Luzilane Moura
Palavras-chave: Princípio da igualdade;Igualdade;Lima Barreto;Carolina de Jesus;Juristas;Negro
Data do documento: 2020
Citação: ARAÚJO, Luzilane Moura. (Re) análise do princípio da igualdade: um novo olhar a partir das obras Clara dos Anjos e o Quarto de despejo: diário de uma favelada. 2020. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) – Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Brasília, 2022.
Resumo: O presente artigo tem por objetivo analisar o princípio da igualdade a partir das obras literárias: Clara dos anjos de Lima Barreto e Quarto de despejo: diário de uma favelada de Carolina Maria de Jesus, e bem como analisar como os principais constitucionalistas e como juristas negros entendem por igualdade e se ambos têm a mesma visão do princípio, se caso houver uma divergência realizar uma possível reanálise do princípio da igualdade. Para a estruturação foram utilizadas as seguintes obras: Lima Barreto (2012); Jesus (2014); Junqueira (1998); Schwarcz (2017); Barroso (2018), dentre outras. Portanto, nota-se que a igualdade prevista na Constituição Federal não é aplicada de forma simétrica e nem alcançando a todos.
This article aims to analyze the principle of equality based on literary works: Clara dos Anjos de Lima Barreto and Quarto de evpeo: diary of a favelaf by Carolina Maria de Jesus, and to analyze how the main Constitutionalists and black jurists they understand by equality and if both have the same vision of the principle and if there is a divergence a possible reanalysis of the principle of equality. The following works were used for structuring: Clara dos Anjos (2012); Dump room: Diary of a favela (2014); Literature and Law (1998); Schwarcz (2017); Barroso (2018), among other works. The result of this analysis, it is noted that the equality provided for in the Federal Constitution is not applied in a symmetrical way, not reaching everyone.
URI: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/3504
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_ LUZILANE MOURA ARAÚJO_2021.pdf481.38 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.