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Título: Obstáculos e carências de desenvolvimento para a gestão de desempenho
Tipo: Monografia de graduação
Autor(es): Fonseca, Diogo Ribeiro da
Oliveira, Larissa do Amaral de
Palavras-chave: Gestão do desempenho;Setor público;Avaliação de desempenho;Obstáculos;Carências
Data do documento: 2020
Editor: IDP/EAB
Citação: OLIVEIRA, Larissa do Amaral de. Obstáculos e carências de desenvolvimento para a gestão de desempenho. 2020. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública) - Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Brasília, 2022.
Resumo: A relação entre chefia e servidor influencia os resultados da organização, assim esse estudo teve como objetivo apresentar o desenvolvimento da Avaliação de Desempenho no setor Público através das etapas da Gestão de Desempenho, demonstrando os obstáculos e carências enfrentadas mediante a compreensão de chefias e subordinado durante as etapas. Para esse estudo foi realizado um questionário de levantamento de opinião com as chefias e subordinados acerca das etapas. Empregou-se então o método quantitativo na análise das respostas obtidas com um questionário, que apresentava 32 perguntas, destinadas para chefias e subordinados. Sobre a coleta de dados, o questionário foi respondido por 84 servidores, sendo 44 subordinados e 40 chefias, assim os dados foram inseridos em uma planilha que contava com a frequência, desvio padrão, média e coeficiente de variação, os dados obtidos foram apresentados na seção de resultados e discutidos posteriormente na seção seguinte. Com a análise dos resultados, baseada no referencial teórico e no Manual da Gestão de Desempenho (2013), foi possível inferir que existem obstáculos e carências nas etapas de Gestão de Desempenho no Setor Público, de cunho estrutural, falta de insumos para criação de metas e indicadores e comportamental, resquícios da cultura patrimonialista em conjunto com a pessoalidade nas relações. Após a conclusão dessas etapas da pesquisa, foram relatadas as contribuições e limitações da pesquisa, assim como apontamentos de sugestões para estudos futuros.
The relationship between managers and their subordinates has an influence on the results of the organisation. Thus, this study aimed at presenting the development of the Performance Assessment in the public sector throughout the phases of Performance Management demonstrating the obstacles and deficiencies faced as they are seen by managers and subordinates. In order to develop this study, a survey to collect the opinions of both managers and subordinates about the phases of Performance Management was conducted. The quantitative method was then used to analyse the data collected by a questionnaire, which was composed of 32 questions targeted at managers and subordinates. Concerning the collection of data, the questionnaire was answered by 84 people, being 44 of those subordinates and the other 40 managers. The data was then fed to a spreadsheet which calculated the frequency, pattern deviation, average and variation coefficient. The data is presented in the results section and then discussed in the following section. Through the analysis of this data, based on the theoretical background and ‘Manual da Gestão de Desempenho’ (2013), it was possible to infer that there are indeed obstacles and deficiencies in the phases of Performance Management in the public sector of a structural nature as well as there is a lack of inputs for the establishment of goals and behavioural indicators, and that there are also remaining features of patrimonialism together with personal treatment. Once all the research stages were concluded, its contributions and limitations were reported and suggestions for further studies were made.
URI: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/3557
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