Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/3691
Título: A gestão de pessoas no serviço público federal e os cargos em comissão e funções de confiança
Tipo: Monografia de especialização
Autor(es): Vieira, Hector
Barros, Janete Ricken Lopes de
Amaral, Valdeluce da Costa
Palavras-chave: Cargos em comissão, gestão de pessoas.
Data do documento: 2016
Citação: AMARAL, Valdeluce da Costa. A gestão de pessoas no serviço público federal e os cargos em comissão e funções de confiança. 2022. 51 f. Monografia (Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Administrativo). – Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Brasília, 2016.
Resumo: Esta monografia é o resultado de um estudo sobre a área de gestão de pessoas e dos cargos em comissão e funções de confiança. Serão abordados dois temas principais: a evolução da área de gestão de pessoas, bem como a evolução e histórico dos cargos em comissão e funções de confiança. Serão apresentados a comparação de estrutura de dois órgãos públicos, suas características e principais funcionalidades, bem como a proposta de alteração de estrutura administrativa quanto à eliminação de cargo em comissão de assessor de forma a se avaliar as vantagens para maior eficácia e retorno positivo à instituição, tendo em vista que a problemática apresenta-se na má gestão, principalmente de cargos em comissão, de livre nomeação e exoneração, que por vezes desvirtuam-se o seu provimento da finalidade para a qual foram criados, nomeando servidores sem o conhecimento necessário ou inserindo apaniguados.
This monograph is the result of a study on the management area of people and commissioned positions and functions of trust. They will address two main themes: the development of people management area as well as the evolution and history of commissioned positions and functions of trust. They will be presented comparing two public agencies structure, its main characteristics and features as well as the proposed administrative structure changes as the elimination of a commission office aide in order to evaluate the advantages for greater efficiency and positive return to the institution , given that the problems presented in mismanagement, especially commissioned positions of free appointment and discharge, which sometimes distort it its provision on the purpose for which they were created, naming servers without the necessary knowledge or inserting cronies.
URI: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/3691
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Administrativo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_VALDELUCE DA COSTA AMARAL_PÓS LATO EM DIREITO ADMINISTRATIVO_2016.pdf267.79 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.