Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/4005
Título: Criptoativos: uma descrição introdutória e multidimensional de iniciativas normativas internacionais
Autor(es): Brito, Thiago da Cunha
Orientador(es): Motta, Débora
Palavras-chave: Ativos virtuais;Provedores de serviços de ativos virtuais;Iniciativas regulatórias internacionais;Projeto de Lei 4401/2021
Editor: IDP/EAB
Citação: BRITO, Thiago da Cunha. Criptoativos: uma descrição introdutória e multidimensional de iniciativas normativas internacionais. 2022. 27 f. Artigo (Pós Graduação Direito Penal Econômico) – Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Brasília, 2022.
Resumo: Desde o surgimento conceitual da primeira moeda virtual, cujas bases teóricas se fundamentam na implementação da tecnologia blockchain, o modelo inicialmente idealizado por Satoshi Nakamoto sofreu profundas transformações e atualmente representa um mercado de elevada complexidade, integrado por inúmeros atores, em constante evolução, ainda com pouca regulação e com diferentes níveis e tipos de riscos. Em face do incipiente arcabouço regulatório internacional acerca da regulamentação dos prestadores de serviços de ativos virtuais, o presente estudo teve por objetivo descrever algumas experiências regulatórias internacionais, destacando as diretrizes normativas adotadas por diferentes jurisdições a partir das seguintes perspectivas regulatórias: combate à lavagem de capitais; mercado de capitais; segurança do sistema financeiro; segurança da informação; sustentabilidade e meio ambiente; autoridade tributária; e proteção do consumidor e do investidor. Finalmente, procurou-se avaliar qualitativamente a proposta legislativa brasileira à luz da experiência internacional.
URI: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/4005
Aparece nas coleções:LLM em Direito Penal Econômico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PÓS_THIAGO DA CUNHA BRITO_DIREITO PENAL ECONOMICO.pdf555.6 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.