Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/4031
Título: O direito dos animais na jurisprudência brasileira
Autor(es): Giardina, Aline
Orientador(es): Lage, Fernanda de Carvalho
Palavras-chave: Direito dos animais;Sujeitos de direito;Dignidade;Princípios fundamentais
Editor: Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa
Citação: GIARDINA, Aline. O direito dos animais na jurisprudência brasileira. 2022. 35 f. Monografia (Graduação em Direito). - Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Brasília, 2019.
Resumo: O presente artigo tem como objetivo discutir o status jurídico dos animais quanto a sua inclusão no código civil brasileiro, expondo questões filosóficas, éticas e morais. Em meio a tantos debates com relação a vida pregressa e atual dos animais o que se discute, é se estes seres têm, ou não, amparo legal de modo a garantir de modo satisfatório os seus direitos, mesmo sendo animais irracionais, porém, com sensações tão semelhantes à dos humanos, protegidos pela legislação. Ao proibir a crueldade, o constituinte reconhece ao animal o direito de ter respeitado o seu valor intrínseco, sua integridade, sua liberdade. No entanto, a lógica do ordenamento brasileiro ainda é ultrapassada e assim, as decisões dos tribunais, por maioria das vezes, não utilizam uma reflexão acerca das mudanças sociais e da própria Constituição Federal, pensando apenas no animal como objeto de apropriação pelo homem.
URI: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/4031
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_ALINE GIARDINA_GRADUACAO_2019.pdf403.2 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.