Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/4069
Título: Modulação de efeitos na seara previdenciária e o Código de Processo Civil de 2015
Autor(es): Portela, Matheus Oliveira
Orientador(es): Oliveira, Paulo Mendes de
Palavras-chave: Novo Código de Processo Civil;Direito Previdenciário;Segurança jurídica;Repercussão geral
Editor: Instituto Brasiliense de Direito Público
Citação: PORTELA, Matheus Oliveira. Modulação de efeitos na seara previdenciária e o Código de Processo Civil de 2015. 2022. 42 f. Monografia (Graduação em Direito). – Instituto Brasiliense de Direito Público, Brasília, 2017.
Resumo: O instituto da repercussão geral é, na estrutura do Poder Judiciário brasileiro, de suma importância para que os anseios da sociedade possam ser examinados pela Suprema Corte Constitucional, tendo suas decisões alcance até mesmo em todo o território nacional. Dentre as diversas preocupações do povo está o direito previdenciário, que atinge todas as camadas da população e, consequentemente, possui repercussões em inúmeros âmbitos: políticos, econômicos, sociais e jurídicos. Todavia, a necessidade do cidadão em ter segurança jurídica sobre suas controvérsias previdenciárias, coloca em xeque a estabilidade das decisões proferidas pelo Supremo Tribunal Federal. A pesquisa pretendeu, a partir dos preceitos do Novo Código de Processo Civil, analisar as demandas previdenciárias à luz da repercussão geral e da técnica de modulação de efeitos, para examinar a estabilidade e superação de precedentes da Suprema Corte.
URI: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/4069
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_MATHEUS PORTELA_GRADUACAO_2017.pdf439.31 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.