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Título: Capacitação do auditor-fiscal da receita do Distrito Federal em análise de dados fiscais eletrônicos
Autor(es): Fonseca, Flávio Ribeiro e
Orientador(es): Gomide, Alexandre de Ávila
Palavras-chave: Mudança organizacional;Gestão por competência;Análise de dados fiscais;Auditoria;Secretaria de Estado de Economia do Distrito Federal;Auditor fiscal
Editor: Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa
Citação: FONSECA, Flávio Ribeiro e. Capacitação do auditor-fiscal da receita do Distrito Federal em análise de dados fiscais eletrônicos. 2023. 141 f. Dissertação (Mestrado em Administração Pública).— Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Brasília, 2022.
Resumo: Esta dissertação apresenta os dados coletados de uma parcela dos Auditores-Fiscais da Receita do Distrito Federal – AFRDF que desempenham as atividades de análise de dados fiscais eletrônicos nos processos de monitoramento e auditoria fiscais na Secretaria de Estado de Economia do Distrito Federal – SEEC/DF. Estes dados foram devidamente analisados em consonância com a literatura acadêmica que trata de diversos temas, em especial os relacionados à Gestão de Capacitação por Competência e Treinamento, Desenvolvimento e Educação – TD&E, consequentemente, conduziu a novas descobertas. Neste trabalho, objetiva-se verificar se existem lacunas de competência em análise de dados fiscais eletrônicos, especialmente no uso de ferramentas eletrônicas e de conhecimento em linguagem de programação, que demandem a necessidade de capacitação dos referidos AFRDF que executam os processos de auditoria e/ou monitoramento fiscais da COFIT/SUREC/SEF/SEEC/DF. A hipótese básica é de que existem essas lacunas de competências. Foram adotadas neste trabalho a metodologia quantitativa e as técnicas bibliográfica, observação e aplicação de questionário com 54 perguntas. Os principais resultados deste estudo foram possibilitar identificar o seguinte: a) a existência de lacunas de competências no uso de determinados programas de computador e de domínio de linguagem de programação; b) um baixo percentual de AFRDF se submetem a exames para fins de obtenção de certificação técnica em determinadas ferramentas eletrônicas; c) um baixo nível de utilização de determinadas ferramentas eletrônicas na vida profissional anterior ao ingresso no cargo de AFRDF, que posteriormente são de uso frequente nos processos de trabalho de monitoramento e/ou auditorias fiscais; d) muitos respondentes ao questionário declararam desconhecer os conceitos de trilha de aprendizagem e/ou grade de treinamento; e) um grande percentual de respondentes ao questionário declararam desconhecer a existência de trilha de aprendizagem para análise de dados fiscais eletrônicos para capacitá-los; f) uma grande quantidade de respondentes manifestou não estar disposta a arcar com custos dos cursos de capacitação em análise de dados que participarem; e g) uma grande quantidade de respondentes ao questionário manifestaram interesse em se capacitarem nesses cursos.
Abstract:This dissertation presents the data collected from a portion of the Tax Auditors of the Federal District Revenue - AFRDF that perform the activities of analysis of electronic tax data in the processes of monitoring and tax audit in the State Secretariat of Economy of the Federal District - SEEC/DF. These data were duly analyzed in line with the academic literature that deals with several topics, especially those related to Capacity Building Management by Competence and Training, Development and Education - TD&E, consequently, it led to new discoveries. In this work, the objective is to verify if there are competence gaps in the analysis of electronic tax data, especially in the use of electronic tools and knowledge in programming language, which demand the need for training of the aforementioned AFRDF that perform the audit processes and / or fiscal monitoring of COFIT/SUREC/SEF/SEEC/DF. The basic assumption is that these skills gaps exist. The quantitative methodology and the bibliographic techniques, observation and application of a questionnaire with 54 questions were adopted in this work. The main results of this study were to make it possible to identify the following: a) the existence of skills gaps in the use of certain computer programs and in the domain of programming language; b) a low percentage of AFRDF undergo examinations for the purpose of obtaining technical certification in certain electronic tools; c) a low level of use of certain electronic tools in the professional life prior to joining the AFRDF position, which are subsequently frequently used in the work processes of monitoring and/or tax audits; d) many respondents to the questionnaire declared not knowing the concepts of learning path and/or training grid; e) a large percentage of respondents to the questionnaire declared that they were unaware of the existence of a learning path for analyzing electronic tax data to train them; f) a large number of respondents expressed their unwillingness to bear the costs of training courses in data analysis that they participate in; and g) a large number of respondents to the questionnaire expressed an interest in being trained in these courses.
URI: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/4185
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