Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/436
Título: A súmula nº 254 do Tribunal de Contas da União (TCU) e o lucro presumido
Autor(es): Cecílio, Jonas
Orientador(es): Oliveira, Weder de
Palavras-chave: Lucro Presumido;Lucro Real;Imposto de Renda Sobre Pessoa Jurídica;Súmula 254, Tribunal de Contas da União
Citação: CECÍLIO, Jonas. A súmula n. 254 do Tribunal de Contas da União (TCU )e lucro presumido. Brasília, 2012. 56f. –Monografia (Especialização). Instituto Brasiliense de Direito Público.
Resumo: O objeto deste trabalho é demonstrar que, na hipótesede um contrato administrativo firmado com uma empresa que apura seus tributos com base no lucro presumido, a aplicação da súmula 254do Tribunal de Contas da União (TCU), que determina a supressão do IRPJ e da CSLL da composição de custos indiretos das empresas, é uma medida inapropriada. O IRPJ e a CSLL, quando apurados com base no lucro presumido,passam a se comportarcomo se fossemtributos incidentes sobre o faturamento, logo, estes são itens que deveriam constar do BDI dos contratos dessas empresas; sãoapresentadosneste estudoosseguintes pontos: (a) a súmula 254 do TCU, seus precedentes e seus fundamentos jurídicos; (b) as posições doutrinárias sobre a classificação dos tributos em diretos e indiretos e as críticas a este tipo de classificação; (c) os fundamentos e as características legais da apuração do IRPJ e da CSLL, com base no lucro presumido, e, por fim, (d) a conclusão e uma proposta de solução à crítica apresentada.
Descrição: Monografia apresentada como requisito parcial à obtenção do título de Especialista em Direito Tributário e Finanças Públicas, no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto Brasiliense de Direito Público – IDP.
URI: https://repositorio.idp.edu.br/123456789/436
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Constitucional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Jonas Cecílio.pdf665.6 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.