Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/4375
Título: | Efeitos da concorrência potencial: o caso do ato de concentração Gol-Webjet |
Autor(es): | Franke, Fernando Daniel |
Orientador(es): | Resende, Guilherme Mendes |
Palavras-chave: | Concorrência Potencial;Atos de Concentração;Aquisições;Setor Aéreo;Agência Nacional de Aviação Civil |
Data de submissão: | 2023 |
Editor: | Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa |
Citação: | FRANKE, Fernando Daniel. Efeitos da concorrência potencial: o caso do ato de concentração Gol-Webjet. 2023. 60 f. Dissertação (Mestrado em Economia) — Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Brasília, 2022. |
Resumo: | O presente estudo analisa os impactos, em termos de preços, decorrentes da exclusão de um concorrente potencial no setor de aéreo brasileiro. Não obstante a relevância desse tipo de pressão competitiva, as análises concorrenciais têm um foco mais voltado para a concorrência efetiva, fazendo com que a concorrência potencial ainda seja um tema pouco explorado, especialmente no que tange à literatura empírica. Buscando preencher essa lacuna, o presente estudo analisa os impactos decorrentes da aquisição da empresa Webjet por parte da empresa Gol, em 2012, tendo como foco de investigação a concorrência potencial. Antes de ser adquirida, a Webjet exercia tanto o papel de concorrente efetiva da Gol, em algumas rotas, como o papel de concorrente potencial, noutras. Assim, nesse contexto, foi possível comparar as tarifas aéreas antes e após a operação nessas rotas, e estimar os impactos decorrentes dessa retirada de concorrência potencial. Para essa análise, aplicou-se o método de diferenças em diferenças, utilizando os dados de tarifas aéreas da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) relacionados às empresas envolvidas na operação e as suas principais concorrentes nos períodos pré e pós operação. Os resultados indicam a ocorrência de aumentos de preços nessas rotas, que variam de 7,68% a 16,42%, a depender do modelo utilizado. Esses resultados evidenciam, portanto, a necessidade de se levar em consideração os efeitos da concorrência potencial nas análises de fusões e aquisições. |
Abstract: | This paper analyzes price impacts resulting from removal of one potential competitor in Brazilian airline industry. Despite the relevance of this type of competitive pressure, competitive analysis focuses more on effective competition, making potential competition still an underexplored topic, especially with regard to the empirical literature. Trying to fill this gap, the present study analyzes the impacts resulting from the acquisition of the Webjet company by the Gol company, in 2012, with an investigation focus on potential competition. Before being acquired, Webjet played the role of Gol’s effective competitor in some routes, as well as Gol’s potential competitor in other routes. Thus, in this context, it was possible to compare the air fares before and after the operation in these routes and to estimate the impacts resulting from this potential competition removal. In this analysis, the difference-in-differences method was applied, using the Brazilian National Civil Aviation Agency’s (ANAC) air fare data related to the companies involved in the operation and their main competitors in pre and post-operation periods. The results indicate price increases in these routes, from 7,68% to 16.42%, depending on the model used. These results show, therefore, the need to consider potential competition effects in mergers and acquisitions assessments. |
URI: | https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/4375 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Economia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTACAO_FERNANDO DANIEL FRANKE_MESTRADO ECON_2022.docx.pdf | 581.46 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.