Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/4403
Título: Normas gerais: estudo de três casos da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal sobre o art. 24 e seus §§ da Constituição Federal
Autor(es): Pereira, Alessandra Nogueira
Orientador(es): Porto, Inês
Palavras-chave: Normas gerais;Constituição Federal de 1988;Art. 24;Competências legislativas
Editor: Instituto Brasiliense de Direito Público
Citação: PEREIRA, Alessandra Nogueira. Normas gerais: estudo de três casos da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal sobre o art. 24 e seus §§ da Constituição Federal. 2023. 60 f. Monografia (Especialização em Direito Constitucional) - Instituto Brasiliense de Direito Público, Brasília, 2008.
Resumo: O presente trabalho visa, em suma, conhecer os principais critérios utilizados pelos mais diversos autores acerca da conceituação da expressão “normas gerais” contida nos parágrafos do art. 24, da Constituição Federal de 1988. Serão perquiridos ao longo do estudo quais os principais delineamentos utilizados pela doutrina para tentar dar solução ao problema da conceituação da referida expressão. Observará que o tema é considerado, à unanimidade, um problema tormentoso e de difícil solução. Mas, que o trabalho de identificação é necessário especialmente porque implica em delimitar, com a máxima precisão possível, a competência em matéria de edição legislativa atribuída tanto a União quanto aos Estados-membros e Municípios, em especial no sistema federativo brasileiro.
URI: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/4403
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Constitucional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_ALESSANDRA NOGUEIRA PEREIRA_Especialização_2008.pdf502.05 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.