Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/4847
Título: A relevância comercial do Brasil entre os países emergentes: uma abordagem de redes complexas
Autor(es): Dutra, Jefferson Nepomuceno
Orientador(es): Tessmann, Mathias Schneid
Palavras-chave: Redes Complexas;Teoria da Base de Exportação;Mercados Emergentes
Citação: DUTRA, Jefferson Nepomuceno. A relevância comercial do Brasil entre os países emergentes: uma abordagem de redes complexas / Jefferson Nepomuceno Dutra. 2023. 51 f. Dissertação (Mestrado em Economia). Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Brasília, 2023.
Resumo: O fenômeno de interligação dos mercados mundiais, que contribuiu para a segmentação produtiva, capaz de estruturar linhas de produções que partem desde a criação de um produto até a entrega para o consumidor final, gera uma inquietude em investigar qual a relevância do Brasil em meio a essa rede internacional de valor. Assim, este trabalho realiza uma análise acerca da importância da base exportadora frente às necessidades de transformações econômicas dos países em ascensão, e utilizado o estudo das métricas de redes complexas, a fim de averiguar o grau de participação do Brasil no comércio internacional em comparação aos seus pares Emergentes. Foram aplicados dados de relações econômicas internacionais, em Dólar, entre o Brasil e os países Emergentes, a partir de classificação do Fundo Monetário Internacional, no período entre 2010 e 2018. Os resultados demonstram uma posição de considerável relevância para caso brasileiro frente aos demais países em desenvolvimento.
URI: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/4847
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Economia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_ JEFFERSON NEPOMUCENO DUTRA _ MESTRADO PROFISSIONAL EM ECONOMIA.pdf2.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.