Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/4849
Título: Políticas públicas de saneamento: uma análise entre investimento e mortalidade infantil no Brasil
Autor(es): Costa, Evânia Vieira da
Orientador(es): Caldeira, Thiago Costa Monteiro
Palavras-chave: Saneamento básico;Mortalidade infantil;Modelo dinâmico de dados
Citação: COSTA, Evânia Vieira da. Políticas públicas de saneamento: uma análise entre investimento e mortalidade infantil no Brasil / Evânia Vieira da Costa. 2023. 38 f. Dissertação (Mestrado em Economia). Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Brasília, 2023.
Resumo: O objetivo geral do presente estudo é investigar a relação entre os gastos com investimentos em saneamento básico, especificamente em água e esgoto e a mortalidade infantil do Brasil, no período de 2009 a 2019. As variáveis escolhidas para o alcance dos resultados foram: índices de chuva, umidade, temperatura, estiagem, alagamentos e enxurradas, educação, mortalidade infantil, de Gini e PIB per capita. O método escolhido na investigação foi o modelo dinâmico de dados em painel. Os resultados apontaram para uma relação inversa entre investimento em saneamento básico e mortalidade infantil, ou seja, investimentos em água e esgoto reduzem a mortalidade infantil brasileira. Consideram-se os resultados deste trabalho úteis para a literatura científica que investiga a relação entre saneamento e mortalidade infantil, para os elaboradores de políticas públicas e para a sociedade em geral.
URI: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/4849
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Economia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_ EVÂNIA VIEIRA DA COSTA _ MESTRADO PROFISSIONAL EM ECONOMIA.pdf1.62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.