Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/4850
Título: Sustentabilidade econômico-financeira das concessionárias de transmissão de energia elétrica: análise no período de implantação dos empreendimentos
Autor(es): Coelho, Thais Barbosa
Orientador(es): Machado, Sérgio Jurandyr
Palavras-chave: Transmissão de energia elétrica;Gastos eficientes;Crescimento econômino;Empresas insolventes;Análise discriminante
Citação: COELHO, Thais Barbosa. Sustentabilidade econômico-financeira das concessionárias de transmissão de energia elétrica: análise no período de implantação dos empreendimentos / Thais Barbosa Coelho. 2023. 60 f. Dissertação (Mestrado em Economia). Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Brasília, 2023.
Resumo: Gastos eficientes em infraestrutura aumentam a produção de bens e serviços e contribuem com o crescimento econômico. Nesse cenário, o segmento de transmissão de energia elétrica reveste-se de grande relevância por ser o responsável pelo transporte de grandes blocos de energia entre os centros de geração e o de consumo, especialmente em um país continental como o Brasil. O objetivo principal deste estudo é propor um modelo de antecipação do fracasso empresarial especificamente desenvolvido para as transmissoras de energia elétrica no período de implantação dos empreendimentos. Para tanto, utilizamos as informações contábeis de uma amostra de empresas deste segmento à qual aplicamos a análise discriminante e a regressão logística. Os resultados obtidos mostram que a análise discriminante é o método mais consistente para a predição, além de indicar ELP/EBITDA, ELP/AT e PL/CAPEX como as variáveis mais relevantes para detecção ex-ante das empresas insolventes.
URI: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/4850
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Economia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_ THAIS BARBOSA COELHO_ MESTRADO PROFISSIONAL EM ECONOMIA.pdf2.84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.