Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/4851
Título: Análise de probabilidade de perda financeira em processos judiciais
Autor(es): Pereira, Diego Soares
Orientador(es): Resende, Guilherme Mendes
Palavras-chave: Probabilidade;Perda financeira;Instituições financeiras;Provisão;Jurimetria
Citação: PEREIRA, Diego Soares. Análise de probabilidade de perda financeira em processos judiciais / Diego Soares Pereira. 2023. 52 f. Dissertação (Mestrado em Economia). Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Brasília, 2023.
Resumo: O objetivo do presente trabalho é estimar a probabilidade de perda financeira em um processo judicial, utilizando como base variáveis obtidas pela análise jurimétrica dos processos. A base de dados utilizada foi extraída de um sistema utilizado por uma instituição financeira para mo- nitorar e acompanhar os processos judiciais dos quais é parte, conforme exigência dos órgãos reguladores. Por meio da regressão logística, foi possível identificar que as variáveis relaciona- das ao local de tramitação, aos pedidos deduzidos e ao tempo de tramitação são estatisticamente significantes a 1% e a 5%, influenciando a variável dependente perda financeira. O modelo con- tribui, ainda, ao estimar a probabilidade de perda financeira nos processos judiciais, auxiliando na estimativa de provisão, alinhada com as prescrições dos órgãos reguladores, razão pela qual os achados são úteis a gestores e agentes do sistema financeiro nacional.
URI: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/4851
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Economia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_ DIEGO SOARES PEREIRA _ MESTRADO PROFISSIONAL EM ECONOMIA.pdf1.98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.