Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/183
Título: Crimes ambientais de competência da justiça federal.
Autor(es): Souza, Inácio Martins de
Orientador(es): Silva, Christine Oliveira Peter da
Palavras-chave: Direito Ambiental;Crime Ambiental;Justiça Federal;Proteção Ambiental
Citação: SOUZA, Inácio Martins de. Crimes ambientais: de competência da justiça federal. Brasília, 2008. 42f. –Monografia (Especialização). Instituto Brasiliense de Direito Público.
Resumo: Este estudo faz uma abordagem acerca da competência da Justiça Federal para processar e julgar ações penais pela prática de crimes contra o meio ambiente. A metodologia adotada para a pesquisa a classifica como do tipo bibliográfica. A partir do princípio federativo, são analisadas tanto a possibilidade quanto os limites da intervenção do Ministério Público Federal e do IBAMA para fixar a competência federal para processar e julgar as ações penais. Como resultados se têm que a partir desta análise, demonstra-se que a repartição constitucional de atribuições entre os poderes federados não permite que a simples presença de órgão federal no pólo da ação implique, por si só, a competência da Justiça Federal Comum para processar e julgar uma ação penal pela prática de crime contra o meio ambiente.
Descrição: Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Direito Constitucional no curso de Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto Brasiliense de Direito Público- IDP.
URI: https://repositorio.idp.edu.br/123456789/183
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Constitucional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Inacio Martins de Souza.pdf179.73 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.