Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/375
Título: Análise do índice de rentabilidade dos bancos no Brasil: uma investigação após a regra de marcação a mercado dos títulos e valores mobiliários
Tipo: Monografia de especialização
Autor(es): Hable, José
Silva, Rildo e
Palavras-chave: Direito Imobiliário;Mercado de Capitais, Brasil;Mercado Financeiro, Brasil
Data do documento: 25-Jun-2012
Citação: SILVA, Rildo e. Análise do índice de rentabilidade dos bancos no Brasil: uma investigação após a regra de marcação a mercado dos títulos e valores mobiliários. Brasília, 2010. 118f. –Monografia (Especialização). Instituto Brasiliense de Direito Público
Resumo: Este estudo consiste em uma análise do impacto da regra de marcação a mercado de títulos e valores mobiliários nas médias de rentabilidade do patrimônio líquido de bancos comerciais e múltiplos atuantes no mercado brasileiro nos anos de 2001 e 2002.Os objetivos desta pesquisa foram:i) Identificar os impactos provocados pela circular 3.068/2001 do Bacen(marcação a mercado dos títulos e valores mobiliários) no cálculo do índice de rentabilidade do patrimônio líquido dos bancos no Brasil; ii)Demonstrar, através da fundamentação teórica e empírica , a relevância de ajustar o resultado ao analisar os indicadores extraídos das demonstrações contábeis dos bancos no Brasil. A hipótese de que o indicador de rentabilidade do patrimônio líquido dos bancos é significantemente maior quando a marcação a mercado dos títulos disponíveis para venda for negativa e significantemente menor quando positiva e que pode ser confirmada empiricamente. Dessa forma, a análise da performance dos bancos pode exigir ajustes nos indicadores de rentabilidade para que se possam comparar entidades que tenham em sua carteira títulos classificados como disponíveis para venda e aquelas que não os possuem.
Descrição: Monografia apresentada como requisito parcial à obtenção do título de Especialista em Direito Tributário e Finanças Públicas, no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto Brasiliense de Direito Público – IDP.
URI: https://repositorio.idp.edu.br/123456789/375
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Constitucional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Rildo e Silva.pdf678.24 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.