Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/2639
Título: A formação de preços de produtos de tecnologia em processos eletrônicos de compras do governo federal: uma abordagem baseada na teoria econômica de leilões
Autor(es): Castro, Cristiano Jorge Poubel de
Orientador(es): Oliveira Júnior, Márcio de
Palavras-chave: Tecnologia da informação;Licitação;Pregão eletrônico;Dispensa de licitação;Sistema de cotação eletrônica;Preço de referência;Teoria dos leilões;Teoria dos jogos;Maldição do fornecedor;Concorrência;Preço reserva
Editor: IDP/EDAB
Citação: CASTRO, Cristiano Jorge Poubel de. A formação de preços de produtos de tecnologia em processos eletrônicos de compras do governo federal: uma abordagem baseada na teoria econômica de leilões. 2019. 112 f. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) - Instituto Brasiliense de Direito Público, Brasília, 2019.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo identificar, à luz da teoria econômica dos leilões, os fatores nos processos de compras públicas de produtos de tecnologia da informação que afetam a formação de preços dos participantes, com vistas a propor alterações legais e infralegais que possibilitem o aprimoramento da qualidade do gasto público na aquisição desses recursos de tecnologia. Para tanto, adotou-se uma pesquisa exploratória dos modelos atuais de compras comparando-os aos elementos da teoria econômica dos leilões e às técnicas utilizadas na teoria econômica dos jogos, além da aplicação da técnica de estudo de caso para aprofundamento da análise dos fatores que impactam a formação de preços. Como resultado dessa pesquisa, demonstrou-se que a quantidade de participantes, a definição adequada do valor de referência, o parcelamento do objeto e a adoção de medidas de mitigação do conluio são fatores determinantes para a formação de preços. Além disso, por meio dessa pesquisa foi possível apontar oportunidades de aprimoramento no arcabouço legal de compras de produtos de tecnologia; seja por meio de alteração dos dispositivos legais vigentes, a exemplo da ampliação e melhoria do sistema de cotação eletrônica, da revisão do instituto da negociação existente no pregão eletrônico, da utilização do orçamento sigiloso e da revisão das regras do sistema de registro de preço; seja por meio da criação de novos instrumentos de centralização de compras, tais como acordos-quadro e sistemas de aquisição dinâmicos e de mecanismos de disputa, a exemplo dos modelos relógio e proxy.
URI: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/2639
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Administração Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cristiano Jorge Poubel de Castro.pdf3.8 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.