Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/2698
Título: Qualidade de vida no trabalho: estudo de caso sobre serviço de saúde ocupacional e qualidade de vida no trabalho do Senado Federal
Autor(es): Costa, Carolina De Araujo Pinho
Orientador(es): Silva, Sérgio Maia do Lago
Palavras-chave: Qualidade de Vida no Trabalho;Bem-estar;Produtividade;Administração Pública;Senado Federal
Editor: IDP/EAB
Citação: COSTA, Carolina De Araujo Pinho. Qualidade de vida no trabalho: estudo de caso sobre serviço de saúde ocupacional e qualidade de vida no trabalho do senado federal. 2019. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração Pública) - Instituto Brasiliense de Direito Público, Brasília, 2019.
Resumo: A Qualidade de Vida no Trabalho constitui objeto de grande relevância social. Com o desenvolvimento das novas tecnologias, a globalização e a disputa de mercado, a qualidade de vida no trabalho é um aspecto fundamental a ser observado pelas organizações que desejam propiciar um ambiente saudável e de bem-estar aos seus funcionários e que buscam mais produtividade. O objetivo deste objeto de estudo é conhecer os programas de qualidade de vida no trabalho instituídos pelo Serviço de Saúde Ocupacional e Qualidade de Vida no Trabalho do Senado Federal, analisar a percepção dos funcionários da Secretaria de Administração de Contratações do Senado Federal quanto às ações e aos programas promovidos pelo Serviço de Saúde Ocupacional e Qualidade de Vida no Trabalho e, por fim, avaliar a importância da qualidade de vida no trabalho na Administração Pública. Este artigo constitui-se de estudo de caso com base em pesquisa qualiquantitativa para elucidação desse conceito, a partir da qual foi possível identificar que, quanto maior o investimento em qualidade de vida, maior é a produtividade gerada pelos funcionários.
Abstract:Quality of life at work is been widely discussed nowadays. The development of new technologies and globalization made quality of life at work a key aspect to be observed by the organizations that are seeking to provide a healthy environment to it’s employees and increase their productivity. A mixed methods approach was used to analyze the employee-perception on a quality of life program at the Brazilian Federal Senate. In particular, the study focus on the administration and procurement secretariat employees and their perception of the occupational health and quality of life programs. The research results suggests that investing in employee quality of life programs can generate productivity gains to the organization. This study aims to demonstrate the importance of quality of life programs and it’s benefits to the field of public administration.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos à obtenção do título de Bacharel em Administração Pública do Instituto Brasiliense de Direito Público – IDP.
URI: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/2698
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAROLINA-DE-ARAUJO-P.-COSTA.pdf882.84 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.