Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/2401
Título: Planejamento estratégico como ferramenta de planejamento governamental: experiências do Governo Federal, Minas Gerais e Distrito Federal.
Autor(es): Pedrosa, Flavio Mascarenhas Roriz
Orientador(es): Lemos, Leany Barreiro de Sousa
Palavras-chave: Administração Pública;Planejamento Governamental - Brasil;Planejamento Estratégico, Brasil;Plano Plurianual (ppa), Brasil;Balanced Scorecard
Editor: IDP/ EDB
Citação: PEDROSA, Flavio Mascarenhas Roriz. Planejamento estratégico como ferramenta de planejamento governamental: experiências do Governo Federal, Minas Gerais e Distrito Federal. Brasília: IDP/EDB , 2017 107f. Dissertação (Mestrado). Instituto Brasiliense de Direito Público.
Resumo: O objetivo principal da dissertação é verificar a presença de variáveis de Fatores Críticos de Sucesso em casos concretos de planejamento governamental no Brasil: o Plano Plurianual Federal (2016-2017), o Governo de Minas Gerais (2003-2014) e o Governo do Distrito Federal (2015-2017). A lista de variáveis foi construída a partir de uma revisão de literatura a respeito da teoria e prática do uso de Planejamento Estratégico em governos. Dessa forma, constrói-se um quadro sinótico com as variáveis críticas para o sucesso de um processo de Planejamento Estratégico na Administração Pública. O quadro é aplicado às três experiências citadas, cujas informações foram coletas por observação direta, entrevistas semiestruturadas e análise bibliográfica. Conclui-se que o quadro foi razoavelmente útil para análise descritiva dos processos e futuras agendas de pesquisa envolveriam a sua aplicação a novos casos de planejamento governamental.
Descrição: Dissertação apresentada como parte dos requisitos para obtenção do título de Mestre ao Programa de Mestrado em Administração Pública do Instituto Brasiliense de Direito Público – IDP
URI: https://repositorio.idp.edu.br/handle/123456789/2401
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Administração Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Flavio Mascarenhas Roriz Pedrosa_ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA_2017.pdf1.87 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.