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dc.contributor.authorFeijó, Julianne Holder da Câmara Silva-
dc.contributor.authorSilva, Maria dos Remédios Fontes-
dc.date.accessioned2013-12-02T13:24:52Z-
dc.date.available2013-12-02T13:24:52Z-
dc.date.issued2012-03-
dc.identifier.citationFEIJÓ, Julianne Holder da Câmara Silva; SILVA, Maria dos Remédios Fontes. Dignidade indígena, multiculturalismo e a nova hermenêutica constitucional. Direito Público. Porto Alegre, ano 8,n. 44, p.75-103, mar./abr. 2012.pt_BR
dc.identifier.issn1806-8200-
dc.identifier.urihttps://repositorio.idp.edu.br/123456789/1300-
dc.description.abstractCom a superação do Estado de Direito e a ascensão do Estado Constitucional, novos valores, como o pluralismo e a diversidade cultural, ganharam espaço e relevo político, influenciando as diretrizes das novas constituições que surgiam. Conduziram não só à quebra dos sólidos paradigmas da Era Liberal como imiscuíram os seus valores na definição da nova geração cultural que nascia. Neste contexto, as minorias étnicas ganharam voz e visibilidade política, obtendo o reconhecimento de sua singularidade cultural além do direito a perpetuá-la, pois agora a dignidade humana significa dignidade para todos, o que representa o reconhecimento da diversidade e o direito à diferença. Trabalhamos, então, a dignidade humana com um valor plástico, que se flexiona e se acomoda aos diferentes contextos sociais e diferentes compreensões do que seja uma vida digna, reflexo da heterogeneidade da sociedade hodierna, principalmente em países de vasta formação étnica e cultural, como os latino-americanos e o seu grande contingente de etnias indígenas e outras comunidades tradicionais. Em seguida, analisamos o papel da jurisdição constitucional na defesa dos direitos fundamentais dessas minorias étnicas, sugerindo que, em face de controvérsias de difícil solução, deveria o Judiciário se valer das técnicas da nova hermenêutica constitucional, tal como a teoria material da Constituição e a formação de um bloco de normas constitucionais não inscritas no texto da Carta, bem como dos métodos de exegese propostos por Theodor Viehweg, em sua Tópica e jurisprudência, e por Peter Häberle, em sua A sociedade aberta dos intérpretes da constituição.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherIOB; IDPpt_BR
dc.rightsOpen Accesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDireitos Fundamentaispt_BR
dc.subjectDignidade Humanapt_BR
dc.subjectHermenêutica Constitucionalpt_BR
dc.subjectCultura Indígenapt_BR
dc.subjectDireitos Indígenaspt_BR
dc.titleDignidade indígena, multiculturalismo e a nova hermenêutica constitucionalpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.rights.licenseLicença de atribuição Creative Commons (reutilização permitida)pt_BR
dc.location.countryBRApt_BR
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