Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/1556
Título: Os jogos dos consórcios públicos municipais.
Autor(es): Rodrigues, Fillipe Azevedo
Palavras-chave: Consórcio Público Municipai;Desenvolvimento Urbano;Consórcio Público;Consórcio Público, Análise Econômica
Editor: IOB; IDP
Citação: RODRIGUES, Fillipe Azevedo. Os jogos dos consórcios públicos municipais. Direito Público. Porto Alegre, IOB; IDP, ano 9, n. 51, p. 66-86, maio/jun. 2013.
Resumo: Apresenta uma abordagem econômica sobre os consórcios públicos municipais à luz da teoria dos jogos, exemplificando como esta pode atuar em prol da eficiência administrativa. Parte de uma análise sucinta do processo de urbanização vivenciado pela sociedade brasileira. Demonstra a consolidação da relevância do Município frente aos demais entes federados. Trata da tutela referente ao complexo incremento das prestações de serviços públicos, que demandam uma maior racionalização de políticas urbanas, sobretudo frente às externalidades negativas não previsíveis nem tampouco de fácil resolução. Sustenta a necessidade de operacionalização da Administração municipal, além de seu arcabouço institucional, transcendendo o conceito de Administração gerencial local. Discorre sobre a necessidade do modelo cooperativo, conforme a Lei Federal nº 11.107, de 6 de abril de 2005, promovendo a criação de consórcios públicos. Destaca, em meio às inúmeras cláusulas inerentes à celebração de consórcios, as de caráter punitivo com fito de exigir o cumprimento de obrigações não adimplidas, preservando a eficiência e a segurança jurídica da operação. Frisa a importância do agente econômico maximizador, sob o enfoque do Ótimo de Kaldor-Hicks. Exemplifica, por meio da teoria dos jogos, como o mecanismo de punição eficiente pode eliminar o comportamento free rider, estabelecendo uma forma mais harmônica de cooperação e preservação do consórcio público.
URI: https://repositorio.idp.edu.br/123456789/1556
ISSN: 1806-8200
Aparece nas coleções:Direito Público

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Direito Publico n512013_FILLIPE AZEVEDO RODRIGUES.pdf285.08 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons