Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/2088
Título: Peculato de uso: um paralelo entre o Código Penal Brasileiro e a lei n. 8.429/1992 (Lei de Improbidade Administrativa)
Autor(es): Immich, Dione Micheli de Freitas Pedroso
Righi, Thais Silva
Medeiros, Vladimir Haag
Palavras-chave: Improbidade Administrativa;Peculato de Uso;Direito Penal;Administração Pública
Editor: IOB; IDP
Citação: IMMICH, Dione Micheli de Freitas Pedroso; RIGHI, Thais Silva; MEDEIROS, Vladimir Haag. Peculato de uso: um paralelo entre o Código Penal Brasileiro e a lei n. 8.429/1992 (Lei de Improbidade Administrativa). Direito Público. Porto Alegre, IOB; IDP, ano 11, n. 61, p.208-227, jan./fev. 2015.
Resumo: Este trabalho tem por objetivo realizar um estudo sobre o crime de peculato. Crime este que se encontra nos artigos 312 e 313 do Código Penal brasileiro, onde se falará mais especificamente sobre o primeiro. Para tanto, buscou-se preliminarmente falar sobre alguns princípios da Administração Pública, como o princípio da legalidade e da moralidade, considerados os principais princípios que regulam os atos dos funcionários públicos, de modo que os mesmos encontram-se previstos também na Constituição Federal de 1988. Posteriormente se fez um estudo sobre todas as características presentes no tipo penal do referido crime, onde cada uma de suas classificações foram exemplificadas através de jurisprudências extraídas do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, proporcionando assim um melhor entendimento para o leitor. Na sequência foi dada ênfase no delito de Peculato de Uso, não tipificado pelo Código Penal, mas pelo ordenamento que rege os Atos de Improbidade Administrativa, a Lei nº 8.429 de 1992, fazendo assim um paralelo desta com o código penal. Por fim, abordou-se sobre a Inaplicabilidade do Princípio da Insignificância ou da Bagatela quanto aos crimes praticados contra a Administração Pública, para que ao final se pudesse realizar uma conclusão crítica sobre este último.
URI: https://repositorio.idp.edu.br/123456789/2088
ISSN: 2236-1766
Aparece nas coleções:Direito Público

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Direito Publico n612015_Vladimir Haag Medeiros.pdf215.99 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons