Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/4207
Título: Desempenho das empresas aéreas brasileiras em aeroportos coordenados e não coordenados
Autor(es): Godoi, Flávia Macedo Rocha de
Orientador(es): Gasparini, Carlos Eduardo
Palavras-chave: DEA;Eficiência;Empresas aéreas brasileiras;Infraestrutura aeroportuária;Transporte aéreo de passageiros;Aeroportos coordenados e não coordenados
Citação: GODOI, Flávia Macedo Rocha de. Desempenho das empresas aéreas brasileiras em aeroportos coordenados e não coordenados. 2023. 59 f. (Mestrado Profissional em Economia) — Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Brasília, 2022.
Resumo: A eficiência das empresas aéreas brasileiras é avaliada no período de 2000 a 2019, com o objetivo de verificar se os mecanismos que conferem prioridade no uso da infraestrutura às empresas já atuantes em aeroportos congestionados possuem impactos na eficiência e na qualidade dos serviços prestados. Emprega-se a metodologia de Análise Envoltória de Dados (DEA) com informações disponibilizadas pela Agência Nacional de Aviação Civil, comparando-se a eficiência média em dois blocos: aeroportos coordenados e não coordenados. Foram utilizados dois modelos de estimação: no primeiro, a eficiência das empresas foi avaliada com base em variáveis relativas à performance produtiva e, posteriormente, adicionou-se ao modelo anterior variáveis indicativas de qualidade do serviço prestado. Comparando-se as eficiências médias entre os dois blocos, os resultados mostraram evidências de que a regulação atuou no sentido de aumentar a performance da aviação nacional e a qualidade dos serviços, à medida que a eficiência média nos aeroportos coordenados foi superior em 21,4%, no modelo 1, e em 18,7%, no modelo 2.
URI: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/4207
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Economia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTACAO_ FLÁVIA MACEDO ROCHA DE GODOI_ MESTRADO_2022.pdf2.31 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.