Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/4306
Título: A interferência de condutas tributárias na concorrência: o caso dos concentrados para refrigerantes produzidos na Zona Franca de Manaus
Autor(es): Barros, Alecia Franciane Alves
Orientador(es): Sachsida, Adolfo
Palavras-chave: Infrações à ordem econômica;Infrações tributárias;Zona Franca de Manaus;Mercado de refrigerantes
Editor: IDP
Citação: BARROS, Alecia Franciane Alves. A interferência de condutas tributárias na concorrência: o caso dos concentrados para refrigerantes produzidos na Zona Franca de Manaus. 2023. 61 f. Dissertação (Mestrado em Economia). - Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Brasília, 2022.
Resumo: A temática sobre tributação e concorrência se torna cada vez mais recorrente. Ocorre que, nem sempre o problema concorrencial decorre das políticas públicas tributárias, existem causas diversas como o comportamento dos agentes econômicos envolvidos. Nesse sentido, o trabalho investiga a possibilidade das infrações tributárias adotadas pelas indústrias de refrigerantes beneficiárias de incentivos fiscais provenientes da ZFM prejudicarem não só o erário, mas também a livre concorrência. A abordagem utilizada foi o método de rastreamento de processos, que através de pesquisa documental examinou manifestações do Carf quanto às infrações tributárias, além de ter buscado uma equivalência com práticas anticompetitivas mediante os princípios da atividade econômica. Conclui-se que há evidências suficientes de que as práticas tributárias possam ser enquadradas como infrações antitruste, merecendo apreciação das entidades do SBDC. Os resultados da pesquisa contribuem para a literatura, formuladores de políticas públicas tributárias e concorrenciais, além de especialistas nessas áreas.
URI: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/4306
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Economia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_ALECIA FRANCIANE ALVES BARROS_MESTRADO EM ECONOMIA.pdf1.63 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.